Campanha com manequins 'reais' quer promover aceitação de pessoas com deficiência

Os manequins foram produzidos a partir das medidas de pessoas reais com algum tipo de deficiência. A proposta da ong Pro Infirmis era provocar pessoas sobre o conceito de perfeição e a aceitação de pessoas com deficiência

05/12/2013 14:46

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Reprodução / Pro Infirmis
O grupo de convidados que teve seus corpos copiados em manequins (foto: Reprodução / Pro Infirmis)

O que é perfeição? Mulheres com noventa centímetros de busto e quadril com 60 de cintura? Homens com peitoral definido e 1,80 m de altura? O Saúde Plena já falou como os padrões de beleza quase nunca andam lado a lado com a realidade da maioria das pessoas e agora vamos mostrar a iniciativa de uma organização internacional para pessoas com deficiência que pretende, em sua nova campanha, ampliar ainda mais esse questionamento. A Pro Infirmis levou para vitrines de lojas de Zurique, na Suíça, manequins nada convencionais. Eles foram inspirados em corpos reais de pessoas com diferentes tipos de deficiência.

“Porque quem é perfeito? Aproxime-se” é o nome da campanha e, assim como os manequins 'reais' chocaram e sensibilizaram os moradores de Zurique, seu vídeo de divulgação também tem impactado pessoas mundo afora. Nele é possível ver o processo de produção desde a tiragem de medidas dos convidados até a adaptação dos manequins.

Os corpos de cinco pessoas com deficiência foram reproduzidos em tamanho real: o radialista e crítico de cinema Alex Oberholzer, a miss Jasmin Rechsteiner, o paratleta Urs Kolly, o ator Erwin Aljukic e a blogueira Nadja Schmid. Além de atuarem em áreas distintas, cada um deles tem uma deficiência diferente. Urs é um corredor sem a parte inferior da perna direita, Jasmin tem má formação da coluna, Nadja usa cadeira de rodas, Alex não tem a mão nem o pé direitos e Erwin, tem uma doença nos ossos de origem genética que resultou em membros bem finos e , por isso, precisa de muletas para se locomover.

As peculiaridades de seus corpos foram reproduzidas de maneira fidedigna. Uma vez nas vitrines, seus manequins foram vestidos para deixar cada 'imperfeição' visível e provocar quem passasse pela rua. A intenção é clara: convidar à reflexão sobre a aceitação da pessoa com deficiência.

No Brasil, o grupo de pessoas com algum tipo de deficiência – seja visual, auditiva, motora, mental ou intelectual - ultrapassa os 45 milhões, chegando à 23% da população. Quase 39 milhões delas vivem em áreas urbanas e pouco mais de sete milhões residem em regiões rurais. A estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU) é de que cerca de um bilhão de pessoas no mundo tenham deficiência. Aproximadamente de 80% delas vivem em países em desenvolvimento.

Veja o vídeo (com legendas em inglês) da campanha:
 

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