Água termal é uma boa escolha para manter saúde da pele, especialmente na área do rosto

Especialista enumera benefícios e diz que pode ser usada por adultos e crianças

por Lilian Monteiro 13/11/2013 15:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Há quem não viva sem. E aqueles que não acreditam. Mas a água termal é puro benefício para a pele. E tem aval médico. A dermatologista Adriene Barbosa Cabral conta que é apaixonada pelo produto e o indica para inúmeros casos. Garante que é interessante curinga no dia a dia e pode ser usada por adultos e crianças. “Elas são obtidas de fontes que brotam espontaneamente do solo, provenientes de camadas profundas da Terra e trazem mais sais minerais e gases em sua composição. O uso mais divulgado dessas águas é para hidratação de todos os tipos de pele, para alívio nas peles sensibilizadas e para refrescância nos dias quentes.”

Adriene explica que, ao borrifar a água termal na face ou na região irritada e deixá-la secar naturalmente, o resultado é quase imediato. “No caso das peles oleosas, borrifa-se depois da limpeza do rosto, antes do protetor solar e à noite. É uma hidratação leve, que não pesa e pode ajudar no controle da oleosidade, porque a pele hidratada não tem necessidade de uma produção a rebote de óleo. Para peles secas ou sensibilizadas pode-se fazer o uso antes da aplicação dos cremes diários ou tratamentos.”

vichy/Divulgação
Os benefícios da água termal são comprovados na pele (foto: vichy/Divulgação)
A médica é tão fã que adota a água termal também para conseguir um ar mais descansado. “Peço para a paciente fazer uma compressa com a água termal gelada em algodão, podendo aplicar apenas na região dos olhos ou em todo o rosto. Indico também o seu uso antes da maquiagem e depois da produção pronta, deixando a pele com um brilho mais natural.” Adriene ainda indica o produto para os cabelos. “Para modelagem ou para melhor definição dos cachos, ou ainda para renovar o brilho dos cabelos. Não há, pois, contraindicação para o seu uso.”

Já nas crianças, pode ser usada tanto para prevenção de irritações quanto para alívio, ou ainda, para trocas de fraldas fora do ambiente domiciliar, quando o acesso à água pura é mais difícil.

A farmacêutica Raquel Trovo, coordenadora de formação da divisão cosmética ativa da L’Oréal, assegura que as águas termais da empresa são reconhecidas por suas propriedades calmantes, anti-irritantes e estimulante das defesas naturais da pele e da tolerância cutânea. “A fonte de La Roche-Posay fica na cidade de mesmo nome, na França, onde está o Centro Termal, que atende mais de 10 mil pacientes por ano, 30% crianças. Esse Centro é responsável por mais de 50% dos tratamentos termais feitos no país, inclusive patologias severas, como eczemas, dermatite atópica, psoríase, acne, rosácea e queimaduras. Durante uma visita à cidade de Vichy, o especialista em cosméticos Georges Guerim descobriu as virtudes da água termal ao ser tratado de ferimentos durante uma queda. ”

vichy/Divulgação
A dermatologista Adriene Barbosa Cabral indica o produto inclusive para renovar o brilho dos cabelos (foto: vichy/Divulgação)
MINERAIS
Raquel Trovo diz que as águas termais protegem e acalmam a pele das agressões diárias. Isso inclui a poluição, o vento, o sol, além do tabagismo, maus hábitos alimentares e o estresse do dia a dia. “Todas essas agressões levam à formação de moléculas instáveis na pele, os famosos radicais livres, que aceleram o envelhecimento, além de comprometer a saúde da pele como um todo. Sendo assim, elas são excelentes aliadas na rotina de qualquer pessoa, atuando como um reforço às defesas da pele.” A farmacêutica assegura que a água termal atua ainda como complemento terapêutico e, por ser enriquecida com minerais, ela pode ser usada para acalmar e recuperar a pele no pós- tratamento ou procedimento estético e também é ótimo fixador de maquiagem: ajuda a “segurar” as partículas dos produtos utilizados. “Apresenta ação descongestionante para a pele. Ela favorece a microcirculação, podendo aliviar edemas (inchaços) e suavizar os aspectos de olhos cansados.”
 
Raquel cita que a água termal é indicada para todas as estações do ano. “No inverno, a baixa umidade provoca ressecamento. No verão, o sol prejudica a pele e também provoca ressecamento, além de manchas, rugas e doenças, como o câncer de pele. Para ajudar a tolerar o clima seco ou a estação mais quente do ano, as águas termais são ótimas opções porque refrescam, hidratam e aumentam as defesas cutâneas.”

A dica é ter à mão um spray de água termal para usar em situações como no pós-sol, pós-barba, pós-depilação, pós-procedimentos estéticos ou cirúrgicos, queimaduras, eczemas, dermatites, como um complemento para prevenir o envelhecimento precoce e para acalmar a pele.