O que causa prisão de ventre?

Além da falta de fibras na dieta como culpada óbvia, ignorar repetidamente o desejo de ir ao banheiro e não beber água estão entre as principais causas

por Estado de Minas 11/11/2013 15:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Entre os culpados óbvios estão uma dieta pobre em fibras, ignorar repetidamente o desejo de ir ao banheiro, não beber água suficientemente e a falta de exercícios físicos. Mas a constipação intestinal está relacionada a causas menos conhecidas, incluindo alguns medicamentos e suplementos, bem como condições médicas potencialmente graves, informa o gastroenterologista Silvio Gabor. A seguir, ele lista 13 fatores surpreendentes que podem levar ao mau funcionamento do intestino.

Hipotireoidismo ou hipoatividade da tireoide

O funcionamento inadequado da glândula retarda os processos metabólicos do corpo, até mesmo do intestino, mas nem todas as pessoas com disfunção da tiroide têm prisão de ventre.

Vitaminas

A ingestão de suplementos à base de cálcio e ferro pode ser um problema para o intestino. Caso
a suplementação seja essencial, é recomendável prescrever um laxante suave.

 Zuleika de Souza/CB/D.A Press
(foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
Excesso de laxantes
Quando utilizados por longos períodos, os laxantes podem levar à dependência, fazendo com que o
intestino não funcione sem eles. Não os use por mais tempo do que o recomendado pelo médico.

Depressão
Assim como o hipotireoidismo, a depressão provoca uma desaceleração dos processos do corpo, afetando também o intestino. Por isso, a doença está ligada à síndrome do intestino irritável.

Antiácidos
Eles são ótimos para combater azia, mas especialmente os que contêm cálcio ou alumínio
podem causar prisão de ventre. Não comer muito durante as refeições ajuda a prevenir azia.

Pressão arterial
A prisão de ventre pode ser um efeito colateral de medicamentos usados para tratar a hipertensão. Os diuréticos, por exemplo, aumentam a produção de urina, liberando mais água do organismo, líquido necessário para manter as fezes macias e facilitar a eliminação.

Parto
A constipação é comum durante a gravidez, mas o parto pode ser um problema para o intestino, possivelmente devido aos músculos abdominais lentos ou ao uso de anestesia.

Diabetes

A maioria dos pacientes com diabetes avançada apresentam danos nos nervos que podem afetar a capacidade de digerir os alimentos, levando à constipação.

Condições neurológicas
Esclerose múltipla e a doença de Parkinson, por exemplo, podem causar constipação. Normalmente, ela aparece com outros sintomas, como dificuldade para urinar e visão dupla.

Medicamentos
Analgésicos, especialmente narcóticos, podem causar prisão de ventre, pois um grande número de receptores de drogas estão no aparelho digestivo. Os anti-histamínicos, usados para tratar alergias, também podem estar relacionados à constipação.