Doenças cardíacas são mais agressivas quando acometem mulheres

Doença é a principal causa de morte no mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a cada 10 mortes por infarto no Brasil, seis são do sexo feminino

por Gláucia Chaves 11/10/2013 15:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
SXC.hu/Banco de Imagens
A cada 10 mortes por infarto no Brasil, seis são do sexo feminino (foto: SXC.hu/Banco de Imagens)
  Infarto, quase sempre, é uma condição associada aos homens. A incidência do problema é maior entre eles, de fato. Porém, quando são elas as acometidas, o índice de mortalidade é bem maior. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a cada 10 mortes por infarto no Brasil, seis são do sexo feminino. Ainda de acordo com a entidade, doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 8,5 milhões de óbitos femininos — fato que coloca a enfermidade como a primeira causa de morte entre mulheres no mundo. O problema tem vários detalhes importantes e perigosos. O primeiro é que uma em cada cinco brasileiras corre o risco de sofrer um infarto do miocárdio ou um acidente vascular cerebral (AVC ou derrame). O segundo é que, se porventura algum desses problemas acontecer, ela pode nem se dar conta disso, graças aos sintomas discretos e imprecisos.

Anderson Rodrigues, cardiologista do Laboratório Sabin, explica que a vida moderna e a inserção da mulher no mercado de trabalho podem ter contribuído para esse maior índice de mortalidade feminino. O acúmulo de responsabilidades fez com que elas se cuidassem menos. “Elas começaram a ficar mais estressadas, a fumar mais, tornaram-se sedentárias e com uma alimentação pior”, justifica. “Tudo isso gera obesidade, piora a glicemia e o colesterol, causa hipertensão arterial”, reconhece. O modo como o infarto se manifesta nelas também é diferente. De modo geral, a dor do lado esquerdo do peito e a dormência do braço esquerdo não acontecem em mulheres. Nelas, até uma dor de estômago pode ser o indício de que o coração está em apuros.

Deve-se agir tão logo o problema seja detectado, já que, quanto mais o músculo infartado demorar a ser tratado, mais ele se deteriorará. Isso faz com que a paciente fique mais tempo sem o bombeamento de sangue e oxigênio — o que resulta em insuficiência cardíaca e, em casos mais graves, morte súbita. Magaly Arrais, cirurgiã cardiovascular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e do HCor (Hospital do Coração), explica que, tirando fatores de risco, como faixa etária e histórico familiar, todos os outros podem ser controlados. O problema é que as mulheres não têm como hábito atentar ao coração. “As mulheres vão com frequência ao ginecologista, mas há muitas que nunca foram ao cardiologista”, compara. “Isso é perigoso porque, por vezes, a primeira manifestação das doenças já é a mais grave”.

Valgo Virgo/CB/D.A Press
Clique na imagem para ampliá-la e saiba mais (foto: Valgo Virgo/CB/D.A Press)