Para quem não gosta de academia e quer emagrecer, dançar é a melhor opção

Socialização, integração entre corpo e afetividade estão os pontos positivos da atividade que ainda pode aliar hobby a exercício físico

por Correio Braziliense 08/10/2013 15:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
É comum se escutar a seguinte frase: “Não gosto de academia”. E, por isso, a pessoa acaba desistindo de qualquer tipo de exercício físico. Mas e se o exercício for também um hobby? Sempre existem segundas e terceiras opções quando se quer emagrecer. A dança é uma delas. Lary Barreto, 24 anos, começou a dançar aos 14. “Eu precisava arranjar alguma coisa para fazer, então resolvi dançar. Sempre fui gordinha, mas nunca gostei de academia”, afirma Lary, que hoje dá aulas de zouk na UnB e faz faculdade de dança no Instituto Federal de Brasília (IFB).

Zuleika de Souza/CB/D.A Press
Lary Barreto, 24 anos, começou a dançar aos 14. Aos 18 parou e chegou aos 80 quilos. Quando voltou aos 20 anos emagreceu 18 quilos em um mês e meio (foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
“Quando eu tinha 18 anos, parei de dançar. Aos 20, quando voltei, estava com 80kg.” Em um mês e meio, Lary tinha perdido 18kg. Claro que, além da dança, ela controlava a alimentação. “Tentar emagrecer com a dança é como com qualquer outro exercício, é preciso cuidar da alimentação também”, ensina a professora Jane Dullius, da área de dança na Faculdade de Educação Física da UnB. “Algumas vezes, o fator obesidade está associado à compulsão alimentar e à dificuldade de conseguir se esquecer dos alimentos e do prazer a eles associado. Uma boa proposta pode ser substituir o prazer de uma refeição pelo prazer de dançar”, sugere.

Jane Dullius explica também que falar em dança é abordar algo muito abrangente. “Temos muitos estilos. É difícil afirmar qual o melhor tipo de dança para emagrecer, acho que é importante a adesão da pessoa.” Apesar disso, afirma que as danças mais agitadas, como algumas de salão e os ritmos caribenhos, têm maior gasto calórico por serem mais aeróbicas. As que exigem maior grau técnico e de sustentação do corpo, como o jazz, o balé e o pole dance, ajudam também com a resistência e o fortalecimento muscular de algumas áreas do corpo.

Mas, para a professora de licenciatura em dança Ana Carolina Mendes, do IFB, há outro ponto positivo. “Para mim, o maior benefício é a integração entre o corpo e a afetividade, o emocional. E disso vêm vários benefícios, inclusive o emagrecimento.” Foi o que aconteceu com Lary quando voltou a dançar. “Eu estava gordinha e abalada por causa do fim de relacionamento. A dança me ajudou não só na questão física, mas também na emocional.”

Outro ponto importante é a socialização entre os participantes. Priscila Pereira Marques, de 28, começou a dançar zouk há quatro anos, mas não para emagrecer. “Queria acabar com o medo que tinha de interagir com as pessoas.” Mas, desde então, já perdeu 2kg. “Não posso dizer que foi só devido à dança, já que também faço outros exercícios físicos, mas ajudou, pois tenho dançado quatro vezes por semana e é o que eu mais gosto de fazer.”

Lary, hoje com 64kg, afirma que quer chegar aos 58kg. “Mas pretendo fazer isso aliando dança e alimentação.” A professora Jane Dillius reforça: “O fator música pode ser um excelente elemento para favorecer a adesão à atividade física, pode ser mais interessante do que o batidão da academia, e ainda é muito divertido”, afirma.