Riscos são praticamente os mesmos na cesárea e no parto normal de gêmeos

Após analisar mais de 2,8 mil gestações desse tipo, pesquisadores concluíram que os riscos de adversidade são praticamente os mesmos na cesárea planejada e no parto normal. Para especialistas, a constatação reduz a importância dada às cirurgias

por Bruna Sensêve 07/10/2013 15:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
CB/DA Press
(foto: CB/DA Press)

Quando decidiu engravidar, a arquiteta Grasiella Drumond, 33 anos, já tinha algumas noções do que era o parto humanizado e acreditava ser a melhor forma de ter o primeiro filho. Mas a ideia ganhou um tom de incerteza quando ela descobriu que, em vez de um, teria Iolanda e Margarida. “A primeira coisa que pensei foi se poderia ter o parto normal. Se existia algum tipo de implicação que prejudicasse a segurança delas”, lembra. O primeiro médico — indicado por fazer partos humanizados — disse que não faria o procedimento. “Achei que teria alguém para me apoiar. Nunca fui radical, mas busquei informações e sabia que era possível.” O segundo obstetra confirmou a convicção de Grasiella. “Eu queria respeitar o nascimento delas, esse era o ponto primordial. Sabia de algumas complicações e de que precisaria ficar atenta.”

Alguns problemas, inclusive, fazem parte dessa história. A bolsa de Grasiella estourou antes do esperado, com 32 semanas de gestação, e as meninas nasceram prematuras, mas por via natural. Iolanda e Margarida completam hoje 10 meses de idade. “Tenho certeza de que o fato de elas terem nascido sem qualquer problema, como acontece muito com os bebês prematuros, tem a ver com o parto natural”, diz a mãe. Certa ou errada, Grasiella confirma o que foi relatado em artigo publicado nesta semana em uma das revistas científicas mais respeitadas do mundo, a The New England Journal of Medicine.
Diferentemente do que domina o imaginário popular e do que pregam alguns profissionais, os riscos de mortalidade e morbidade (incidência de doença) fetal ou materna em partos gemelares não diferem significativamente entre o parto vaginal e a cesariana planejada, em situações ideais. Cientistas de 25 países, inclusive o Brasil, formaram o Grupo Colaborativo do Estudo de Nascimento de Gêmeos. O esforço internacional teve como objetivo reunir um número substancial de gestantes em condições ambientais diferenciadas para que os dados pudessem representar os riscos reais dessa população. Entre os poucos requisitos, a gravidez gemelar deveria estar entre 32 semanas e 38 semanas e 6 dias — período ideal para o parto de gêmeos. O primeiro bebê também precisava estar em posição cefálica — quando a cabeça do feto se encontra mais próxima da bacia materna —, vivo e com peso médio entre 1,5kg e 4kg.

Foram selecionadas e acompanhadas 2.804 mulheres entre dezembro de 2003 e abril de 2011. Dessas, 414 eram do Brasil. Um total de 1.398 eram do grupo que faria a cesariana planejada e as outras 1.406, o parto vaginal. Entre as do primeiro grupo, 89,9% foram submetidas a cesariana para ambos os filhos, 0,8% combinou parto vaginal e cesárea e 9,3% tiveram apenas o parto vaginal. Já as mães do segundo grupo, 56,2% mantiveram o que foi planejado inicialmente, apenas o parto normal, e 4,2% combinaram o parto vaginal e a cesárea. As mulheres restantes (39,6%) só foram submetidas à cesárea.

A comparação dos dados mostrou que a cesariana planejada não reduziu o risco de morte fetal ou neonatal ou morbidade neonatal grave quando comparada com o parto vaginal planejado. “Encontramos um maior risco de um resultado perinatal adverso para o segundo gêmeo do que para o primeiro, como outros (estudos) têm encontrado. No entanto, a cesariana planejada não reduziu esse risco”, detalha o autor principal do artigo, Jon Barrett.

Segundo Barrett, há uma controvérsia sobre o método mais seguro para o nascimento de gêmeos ou prematuros, mas, desde 2001, com a divulgação do Term Breech Trial (Estudo de Gestação Pélvica, em tradução livre) na The Lancet, as cirurgias têm ganhado força. “Uma política de cesariana planejada para gêmeos ganhou apoio após essa publicação, que mostrou que a cesariana planejada foi associada a um risco reduzido de problemas perinatais no caso de uma gravidez com duração normal e com o feto na apresentação pélvica.”
Barrett conta que outros estudos também mostraram uma redução do risco de adversidades com as cesarianas eletivas quando comparadas ao parto vaginal e à cirurgia de emergência. “Há várias razões possíveis para que nossos resultados sejam diferentes dos dados observacionais anteriores: evitamos o viés de seleção, que garantiu a presença de um obstetra experiente no momento do parto, e muitos dos gêmeos em nosso estudo nasceram prematuros. Nós não achamos que a cesariana planejada foi associada a um maior ou menor risco de morte materna ou morbidade materna grave do que o parto vaginal planejado”, compara. Para ele, o ponto forte do material inclui o desenho totalmente casualizado das voluntárias, o grande número de participantes e uma alta taxa de acompanhamento posterior. Todas as mães e bebês foram monitorados até 28 dias após o parto.

Clique para ampliar
Mais comuns

Para Michael Greene, do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston (EUA), os resultados não indicam que todos os pares de gêmeos devem ser entregues por via vaginal. “Obstetras que exercem o seu melhor julgamento clínico entregam ambos os gêmeos por cesariana em quase 40% das mulheres que inicialmente fariam o parto vaginal planejado, o que, sem dúvida, contribuiu para os resultados salutares. No entanto, os resultados desse estudo sugerem que um plano para o nascimento de gêmeos por parto vaginal é uma escolha razoavelmente segura em mãos hábeis.”

A presidente da Comissão de Gestação de Alto Risco da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Rosiane Mattar, reforça a constatação: é possível aguardar o parto normal, sem aumento de risco, quando o primeiro bebê é cefálico, mesmo que tenha que inserir a cesárea por algum motivo na hora. “Existe o parto gemelar normal há anos, a vida inteira. Há cem anos, engravidava-se de gêmeos e eles nasciam pelo parto vaginal. Minha avó, que era árabe, teve três gestações de três casais de gêmeos e os três foram normais. Nunca será uma condição que impede o parto normal.” Mattar explica que o número de gestações gemelares e trigemelares aumentou nos últimos anos devido ao avanço tecnológico para a reprodução assistida. “Essas pacientes normalmente demoraram para engravidar e acreditam muito que fazer a cesárea é uma necessidade.”