Flores têm ação antioxidante, analgésica, calmante e podem até auxiliar na perda de peso

Mais do que um período de contemplação, a chegada da primavera também é um ótimo momento para aproveitar o que as flores têm de mais nutritivo e benéfico para a saúde

02/10/2013 15:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Leandro Couri/EM/D.A Press
A nutricionista Simone Brasil lembra que os chás (na foto, o de hibisco) podem contribuir para emagrecer por ter ação diurética (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Cores vivas e um bom perfume começam a tomar conta das ruas e dos jardins. Mais do que um período de contemplação, a chegada da primavera também é um ótimo momento para aproveitar o que as flores têm de mais nutritivo e benéfico para a saúde. Hibisco, calêndula, capuchinha, jasmim e tantas outras podem se tornar verdadeiras aliadas na prevenção de doenças e melhoria de funções do organismo.

Entre as mais badaladas está a de hibisco. Rica em antocianinas, substância que apresenta importante ação antioxidante, o chá da flor pode auxiliar na redução dos riscos de doenças cardiovasculares (veja quadro). “Hoje é a que mais utilizamos no consultório. O hibisco também é considerado um elemento desintoxicante”, explica a nutricionista Simone Lintariami Brasil. No dia a dia, vários alimentos – principalmente os industrializados – se encarregam de aumentar a acidez do organismo, abrindo brechas para doenças. Os desintoxicantes entram como armas para equilibrar o pH e proteger o corpo.

“Utilizamos o hibisco também para emagrecimento, já que é um termogênico capaz de provocar a queima de gordura corporal e aumentar o gasto calórico. Mas claro que tem que estar associado a um plano alimentar de perda de peso”, alerta Simone. E os benefícios não param por aí. Por apresentar ação diurética, o chá pode contribuir para eliminar líquidos retidos no organismo e auxiliar ainda mais no processo de emagrecimento. Há ainda mucilagens na flor que podem contribuir para saciedade. Vale lembrar que não é qualquer hibisco que pode virar chá. É preciso ser da espécie sabdariffa, encontrada em lojas especializadas. O ideal é tomar um litro ao longo do dia.

Outro grande aliado é o dente-de-leão. Além de desintoxicante, tem ação depurativa ou seja, ajuda a eliminar resíduos tóxicos do organismo. “É como se ajudasse a limpar o sangue prevenindo aterosclerose, artrose e outras doenças, além de combater os distúrbios menstruais. Também auxilia no tratamento de doenças do fígado”, pontua Simone.
Presença garantida em pratos mais sofisticados, a capuchinha traz mais do que cor e beleza à comida. É uma ótima fonte de vitamina C que tem diversas propriedades, entre elas antibiótica, expectorante, digestiva e diurética. “Pode ser picada e misturada na salada. O azedinho no final é característico da vitamina C”, explica Simone.

sxc.hu
A camomila ajuda a promover o equilíbrio da microbiota intestinal (foto: sxc.hu)
EM FORMA DE CHÁ

Mais práticos e fáceis de serem preparados, os chás podem ser ótimas alternativas para tirar proveito dos nutrientes encontrados nas flores. A nutricionista Thais Souza, da Rede Mundo Verde, explica que as opções disponíveis no mercado são na forma desidratada, que devem passar por um processo de infusão antes do consumo. “Os chás obtidos a partir de flores devem ser preparados por infusão. Joga-se água fervente sobre a erva e, em seguida, coloca-se um pires sobre a xícara para abafar o líquido. É preciso aguardar de 5 a 10 minutos. Depois basta coar e o chá já pode ser consumido”, orienta.

Se o calor dificulta o consumo da versão quente, Thais garante que os chás gelados também carregam os benefícios esperados. “Ele só não pode ser reaquecido. Uma opção para aqueles que não gostam ou não toleram o sabor do chá puro é adicionar casca de limão ou laranja, canela em pau e gengibre ou ainda bater a fruta de sua preferência com o chá, preparando um ‘suchá’”, aconselha.

Gestantes, crianças e mulheres que estão amamentando devem buscar orientação médica antes de consumir qualquer versão dos chás de flores. Na hora de escolher o produto, valem algumas dicas para evitar aqueles que possam trazer algum tipo de efeito colateral. “Opte por fornecedores confiáveis, que trazem na embalagem todas as informações do fabricante. Não consumindo chás de plantas a granel, que não se sabe a procedência, não teremos problema”, garante a nutricionista da rede Mundo Verde. Pegar direto do jardim e consumir também exige cuidados. O ideal é buscar o produto com procedência.

sxc.hu
O chá de jasmim também tem ações digestivas e ajuda a aliviar cólicas (foto: sxc.hu)
O PODER DOS CHÁS
:

  • Camomila
Atua sobre o trato gastrointestinal, melhora a motilidade e a secreção gástrica, além de promover o equilíbrio da microbiota intestinal. Apresenta ação calmante sobre o sistema nervoso central, induzindo o sono. Também tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

  • Jasmim
Ação digestiva, sendo recomendado para aqueles que relatam desconforto e sensação de empachamento após as refeições. Ajuda ainda a aliviar cólicas. Tem ação calmante no sistema nervoso central, auxiliando no combate à ansiedade e insônia.

  • Maracujá
Excelente ação calmante, utilizado para auxiliar no combate à ansiedade e insônia.


  • Hibisco
As flores de hibisco são ricas em antocianina, um potente antioxidante que atua neutralizando os radicais livres, auxiliando no combate ao envelhecimento precoce. As antocianinas auxiliam na redução do risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, pois reduzem a oxidação do LDL (colesterol ruim). Por sua ação diurética, o chá auxilia também na redução da pressão arterial e combate a retenção de líquido.

RECEITAS PRIMAVERIS:

  • Chá de Hibiscus Sabdariffa

Ingredientes:
• 2 colheres (sopa) do hibisco seco ou 2 sachês
• 1 litro de água

Modo de preparo: ferva um litro de água. Desligue o fogo quando a fervura estiver começando e acrescente duas colheres (sopa) cheias do hibisco seco ou dois sachês. Deixe em infusão por
5 minutos e coe.


  • sxc.hu
    Aprenda a fazer arroz com pétalas de calêndula (foto: sxc.hu)
    Salada de arroz com calêndula

Ingredientes:
• 250g de arroz
• 60 pétalas de calêndula
• 200g de ervilhas frescas cozidas
• 30ml de azeite
• 30ml de vinagre
• Pimenta-do-reino a gosto
• 10 folhas de hortelã picadas

Modo de preparo: cozinhe o arroz com 50 pétalas de calêndula em água e um pouco de sal. Misture o arroz pronto (com tom amarelado) e frio com as ervilhas. Tempere com o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta-do-reino. Pique as 10 pétalas restantes, junte com as folhas de hortelã e misture
com o arroz.


  • Salada de Capuchinha

Ingredientes:
•1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem
•1 colher de chá de pimenta-do-reino moída
•1 colher e meia de sopa de vinagre de vinho branco
•2 colheres e meia de cebola roxa fatiada
•8 folhas de capuchinha
•16 tomates-cereja cortados em quatro partes
•20 flores de capuchinha
•400 g de bacalhau desfiado e já dessalgado

Modo de preparo: misture o bacalhau com o vinagre, o azeite de oliva, a cebola e a pimenta-do-reino. Coloque na geladeira. Deixe marinar por cerca de 2 horas. Retire e incorpore com cuidado os tomates-cereja. Sirva com as flores, sobre as folhas de capuchinha.