Festas infantis são bombas calóricas e poucos nutritivas, mas com criatividade é possível um cardápio saudável

Para especialistas a liberdade de experimentar deve existir, mas cabe aos pais saberem o que vão oferecer aos filhos

por Rafael Campos 20/09/2013 09:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

SXC.hu/Banco de Imagens
Dica de nutricionista: sempre dê um lanche ao seu filho antes de sair de casa (foto: SXC.hu/Banco de Imagens)
Nas escolas de educação infantil e ensino fundamental e médio das redes públicas e privadas pelo país quem tem mandado no cardápio são as normas jurídicas que proíbem as cantinas de venderem alimentos como refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos, balas e chocolates. Mas, quando chega o fim de semana, o esforço governamental se perde nas festas infantis que se espalham entre os coleguinhas do filho.

Daí, dá-lhe coxinha, kibe, bolo confeitado e bombons. “Se as festas acontecem uma vez por semana, isso já não pode ser considerado esporádico”, garante a nutricionista Simone Rocha. Se você se preocupava com a alimentação do seu filho antes mesmo da escola dele, sabe o quanto essa apreensão em cada “Parabéns pra você” é válida. Ainda bem que os bufês têm prestado atenção nesses pais, oferecendo opções que mantêm a aura festiva, sem se esquecer das possibilidades saudáveis.

Veja opções de receitas:
Cheeseburger com hambúrguer no vapor
Espetinho de salada de frutas
Cachorro-quente saudável

“Dá sim para fazer uma festa infantil mais saudável sem perder o sabor. Mas depende muito da criatividade e da força de vontade de quem faz”, frisa o chef Eduardo Chadu. Outro ponto importante é que, apesar de mais trabalhoso, optar pela saúde não é, necessariamente, mais caro. Eduardo diz que, feitos em grandes quantidades, produtos mais e menos saudáveis tendem a ter preços parecidos. “Os saudáveis exigem mais trabalho, mais cuidado e mais pessoas na cozinha, só que são mais vantajosos para as crianças, que comem melhor.”

Simone Rocha dá outras dicas para quem está numa festa sem tantos cuidados com o que é servido. Ela aponta sua tática com as filhas: sempre dê um lanche ao seu filho antes de sair de casa. “O maior objetivo das crianças é brincar. Se você não quer que ela coma mal, pode oferecer um lanche leve e, mesmo que ela coma o que há na festa, não o fará em grandes quantidades.”

A nutricionista explica que essa não é uma questão de proibir o filho de comer: a liberdade de experimentar deve existir, mas cabe aos pais saberem o que vão oferecer à cria. “As festas são uma bomba calórica. O importante é estimular os filhos a brincar, não apenas deixá-los sentados esperando o que vai ser oferecido para comer.”

 

Veja um exemplo de cardápio saudável:

  • Salgados assados
  • Espetinhos de frutas
  • Sucos de fruta sem açúcar
  • Pizza de muçarela
  • Esfirra
  • Pão de queijo
  • Pipoca


Os vilões:

  • Coxinha, pastel e kibe: toda fritura imersa fica impregnada de gordura. Se for servir, prefira assado, mesmo demorando mais para ficar pronto.
  • Empada: sua massa leva só farinha, gordura e ovo, não trazendo muitos nutrientes.
  • Cachorro-quente: o cuidado maior aqui é com a salsicha, que traz risco de infecção alimentar se o cozimento não for satisfatório. Prefira salsicha de frango, que usa menos corantes, e molho de tomate feito em casa.
  • Refrigerantes: é quase impossível evitá-los. Mas, caso a criança diga que está com sede, dê sempre água.