Peixe reduz incidência de doenças cardiovasculares e deve ser consumido pelo menos duas vezes por semana

É necessário acertar no preparo para que o alimento não perca os nutrientes e ganhe gordura. Entre as melhores alternativas estão assar no forno ou na grelha

por Estado de Minas 18/09/2013 11:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Minas não tem mar, mas peixe não pode faltar por aqui. Isso porque o alimento ajuda a reduzir a incidência de doenças cardiovasculares, o que levou a Associação Americana do Coração (AHA, em inglês) a recomendar seu consumo pelo menos duas vezes por semana. Para que nosso corpo se mantenha saudável, a orientação é ingerir um filé pequeno de pescado, o que equivale a cerca de 100 gramas.

Paula Huven/Esp. EM - 30/6/13
A orientação é ingerir um filé pequeno de pescado, o que equivale a cerca de 100 gramas (foto: Paula Huven/Esp. EM - 30/6/13)
A nutricionista Eneida Ramos, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, revela quais são os benefícios de cada espécie vinda do mar. Além da escolha mais nutritiva, ela lembra que é necessário acertar no preparo para que o alimento não perca os nutrientes e ganhe gordura. Entre as melhores alternativas estão assar no forno ou na grelha.


  • Atum: contém proteínas, vitaminas e minerais, contribui para a formação muscular e previne doenças do coração, já que também é fonte de ômega 3.
  • Bacalhau: geralmente importado da Noruega e Portugal, tem a carne branca e saborosa e é boa fonte de ômega 3. Não é recomendado para pessoas com hipertensão.
  • Badejo: com pouca gordura e baixo teor de colesterol.
  • Pescada: muito consumido no Brasil, por seu sabor delicado, poucas espinhas e baixo custo.
  • Robalo: tem a carne branca e magra, por isso é leve e de fácil digestão.
  • Salmão: de carne rosada, é rico em ácido graxo e ômega 3, favorecendo o controle do colesterol.
  • Sardinha: rica em vitaminas A e D, é de fácil digestão. Sua carne, de cor azulada, contém mais nutrientes que a dos peixes de carne branca.