Hemangioma é comum em recém-nascidos; manchas vermelhas merecem atenção

Surgido a partir do acúmulo de vasos sanguíneos, geralmente não causam problemas, mas os pais devem ficar atentos à evolução e à localização do tumor

por Rafael Campos 14/09/2013 10:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Um problema comum entre recém-nascidos, o hemangioma ainda tem várias teorias sobre sua formação, mas nenhuma totalmente confirmada. O tumor acontece quando há um acúmulo de vasos sanguíneos sob a pele ou órgãos internos, que aparecem em forma de manchas avermelhadas ou arroxeadas.

Valdo Virgo / CB / DA Press
Conheça os tipos de hemangioma, clique para ampliar (foto: Valdo Virgo / CB / DA Press)
De acordo com a pediatra Andréa Gadelha Nóbrega Lins, essas manchas aparecem nas primeiras semanas de vida. “Quando se percebe que a criança tem esse acúmulo de vasos, os pais devem procurar um pediatra para que ele indique qual o melhor tratamento, pois são vários e vão depender de onde eles estejam.” O hemangioma é benigno. Porém, quando os vasos se acumulam próximo a órgãos, pode haver perigos de restrições físicas que trarão problemas mais graves.

“Há crianças que correm riscos quando o hemangioma se encontra no nariz, tapando as vias aéreas e impedindo que elas respirem adequadamente. Há também o risco de eles surgirem próximos aos olhos. O crescimento é rápido e pode acontecer nas duas primeiras semanas de vida”, explica. Em casos graves, o hemangioma pode, por exemplo, levar à cegueira. A incidência é de três a cinco crianças com o problema a cada 100 nascidas.

A pediatra e mestre em dermatologia pediátrica Adriana Maria da Silva Serra diz que a involução espontânea é o mais esperado nos casos. Ela explica que o hemangioma tem crescimento no período proliferativo, que acontece até o primeiro ano do bebê. “Depois, ele estabiliza. Além disso, é mais comum no sexo feminino e 50% dos casos aparecem no polo cefálico.”