Vacina contra meningite A tem excelente resultado em larga escala

Nenhum novo caso da doença foi observado em uma população de 1,8 milhão de pessoas vacinadas em 2011

por AFP - Agence France-Presse 12/09/2013 10:34

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Uma nova vacina contra a meningite A, utilizada para campanhas de vacinação em vários países africanos, mostrou-se muito eficaz em larga escala, de acordo com estudo que será publicado nesta quinta-feira.

Nenhum novo caso da doença foi observado em uma população de 1,8 milhão de pessoas vacinadas em 2011 pela MenAfriVac em três regiões do Chade - revela o estudo do periódico médico britânico "Lancet".

Se forem incluídos todos os tipos de meningite, os novos casos registrados na temporada de 2012 caíram em três regiões, chegando a 2,5 a cada 100 mil habitantes, contra 43,6 casos a cada 100 mil nas demais regiões do Chade não cobertas pela vacinação em massa. Essa diferença representa uma redução de 94%.

De origem bacteriana, a meningite meningocócica é uma inflamação das meninges, a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal. Pode provocar graves lesões cerebrais e ser fatal, se não for tratada.

Ela pode ser causada por vários tipos de bactérias, em particular a meningocócica do sorogrupo A, responsável por cerca de 80% a 85% dos casos na África, onde epidemias acontecem entre 7 e 14 anos. Crianças e adolescentes são os mais expostos à doença.

A portabilidade do meningocócico A - a capacidade de transmitir o germe - diminuiu em 98% nas regiões vacinadas, revelam pesquisadores europeus e chadianos envolvidos na pesquisa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 450 milhões de pessoas vivem no "cinturão da meningite" na África, uma região que se estende do Senegal à Somália, e correm o risco de serem infectadas pelo meningocócico de tipo A. Na última epidemia registrada, em 2009, pelo menos 88 mil casos suspeitos foram registrados, incluindo 5.300 óbitos, segundo a OMS.

Desde a introdução do MenAfriVac em Burkina Fasso em 2010, mais de 100 milhões de pessoas já foram vacinadas na África.

"É um sinal extremamente encorajador para os países que ainda não introduziram a vacina", afirmou o diretor do Departamento de Vacinação da OMS, Jean-Marie Okwo-Bele.

"Nós estamos apenas no meio do caminho do processo de introdução dessas vacinas, mas já temos resultados extraordinários", acrescentou.

O MenAfriVac foi desenvolvido pelo Projeto Vacinas Meningite, graças a uma parceria entre a OMS e a ONG americana Path, com financiamento da Fundação Bill e Melinda Gates.