Estatura média do europeu aumentou 11cm desde 1870

Ao contrário do que se esperava, o tamanho médio dos europeus cresceu de forma acelerada no período que abrange as duas guerras mundiais e a Grande Depressão

por Correio Braziliense 04/09/2013 10:45

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Banco de imagens / sxc.hu
Os números foram obtidos de diferentes fontes de informação, como pesquisas populacionais e formulários de alistamento militar (foto: Banco de imagens / sxc.hu)
A população masculina europeia ficou, em média, 11cm mais alta desde meados do século 19 até a década de 1980, aponta um estudo da Universidade de Essex e da Universidade Nacional Australiana, publicado no último domingo na revista especializada Oxford Economic Papers. Curiosamente, o levantamento destaca, ainda, que, ao contrário do que se esperava, o tamanho médio dos europeus cresceu de forma acelerada no período que abrange as duas guerras mundiais e a Grande Depressão, iniciada em 1929.

O economista Timothy J. Hatton e colegas tiveram acesso a dados sobre a altura média masculina de 15 países entre 1870 e 1980 e concentraram a análise em indivíduos por volta dos 21 anos. Os números foram obtidos de diferentes fontes de informação, como pesquisas populacionais e formulários de alistamento militar, um dos motivos que levou o grupo a fazer os cálculos apenas para a população masculina.

“Elevações na estatura são um indicador-chave da saúde média das populações. A evidência obtida sugere que tornar os ambientes menos propícios a doenças, que ajuda a reduzir a mortalidade infantil, é um dos fatores mais influentes na elevação da altura média das pessoas”, afirmou Hatton em um comunicado distribuído à imprensa. “A ligação entre mortalidade infantil e altura já foi demonstrada por uma série de estudos”, acrescentou. No período estudado pelos autores do artigo, a taxa de óbitos de crianças com menos de 5 anos reduziu sensivelmente. De 178 por mil, entre 1871 e 1875, para 14, de 1976 a 1980.

Surpresa
O levantamento causou surpresa ao notar que, em países do norte e do centro da Europa, o aumento na média da estatura ocorreu de forma mais rápida perto das guerras mundiais e da Grande Depressão. Os pesquisadores não esperavam encontrar um dado desse tipo, uma vez que, nesses períodos, ainda não havia ocorrido a ampla implementação dos serviços nacionais de saúde, que deram às populações acesso a tratamentos mais modernos.

Uma hipótese levantada pelos pesquisadores para explicar esse fato é que houve uma queda na taxa de fecundidade, levando a famílias menores — mais um dado comumente relacionado a índices de altura maiores. Outros fatores que podem elevar a estatura de uma comunidade ao longo dos anos são uma elevação do rendimento per capita, mais acesso a saneamento básico, a informações sobre cuidados médicos e a boa nutrição.