Mulheres que não dispensam maquiagem precisam de produtos que também tratam a pele

Os produtos de hoje são multifuncionais para encarar as exigências e a velocidade do mundo moderno

por Lilian Monteiro 30/08/2013 14:00

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O Boticário/Divulgação
Modelo exibe as cores do verão. A aposta são tons claros e estilo anos 1960 (foto: O Boticário/Divulgação)
A maquiagem acompanha a vaidade humana há séculos. Mulheres ou homens, em algum momento da história, com maior ou menor ênfase, a usaram para se embelezar, seduzir, encantar, mostrar força, poder e, nos últimos tempos, também para tratar a pele. Hoje, ela assume papel fundamental no cuidado com a saúde, é hidradante e tem proteção solar. Foi-se o tempo em que, na Idade Média, por exemplo, se usava sanguessugas para drenar um pouco de sangue no rosto e, por fim, a palidez. Ou no século 19, na Era Vitoriana, em que a maquiagem só era usada por atrizes e prostitutas. Anos se passaram e, agora, tudo é permitido.

Além do conceito de bem-estar da pele, a maquiagem oferece efeitos tecnológicos incríveis, como 3D e alta definição. Agora, os produtos são multifuncionais para encarar as exigências e a velocidade do mundo moderno. Hoje, pelo culto à saúde e à longevidade, maquilagem é mais do que um make poderoso. Como a nutrição adequada, o viço é devolvido à pele, já que desidratada ela fica opaca, áspera e sem vida. A maquiagem é ajuda extra para deixá-la luminosa e ainda é agente do bem no processo de envelhecimento, que está ligado à perda gradativa da hidratação natural da pele.

Patrícia Scholz, gerente de maquiagem de O Boticário, garante que a marca entrega produtos que cuidam da consumidora. "É mito pensar que maquiagem entope os poros ou prejudica a pele. Isso talvez explique dados do mercado que registram que só 51% dos brasileiros compram maquiagem. Asseguro que nossos produtos têm matérias-primas de qualidade, processo de fabricação diferenciados, especiais e certificados dermatologicamente registrados no Ministério da Saúde. Nosso compromisso é oferecer beleza com segurança."

Aliás, saúde e tecnologia convivem em harmonia com os produtos de ponta do mercado. Na coleção verão’2014 de O Boticário, chamada Rio Sixties, inspirada na década de 1960 e homenageando a Cidade Maravilhosa, o grande destaque é a sombra com tecnologia fusion colorist, que permite alta pigmentação e ultrafixação. "Essa tecnologia exclusiva permite misturar diferentes partículas de pós, o que confere acabamento perfeito. E as sombras provocam efeito 3D, não marcam e não listram, porque elas se fundem devido ao processo de produção diferenciado. Elas são mais cremosas e cada cor tem uma textura diferente. São 10 horas de fixação e efeito à prova d’água. Tecnologia é nosso pilar e é desenvolvida na Itália", explica Patrícia Scholz. Ela destaca ainda o batom em formato de lápis, o cream stick, que oferece 24 horas de hidratação e resistência à água. E tem o cremoso, com proteção solar, ação antioxidante e vitamina E.

Outra inovação badalada na maquiagem é a high definition. Depois da invasão do HD, principalmente, no mundo da comunicação com câmeras e TVs de última geração e imagens superdefinidas, que evidenciam os mínimos detalhes, a maquiagem HD é a salvação, já que traz efeito de pele fresca. Os produtos são feitos com micropigmentos fotocromáticos quase imperceptíveis, de cobertura leve e fácil aplicação, que dissolvem com mais facilidade e reagem à luz, dando a aparência de pele perfeita, sem parecer que a pessoa está maquiada.

CORES

Mas saúde e tecnologia não definem o universo da maquiagem. Ele precisa de cores. E para o verão, o make-up artist Fernando Torquatto aposta numa "beleza mais lúdica e com ares de anos 1960, clima retrô e mulheres elegantes". Por isso, as cores estão calmas e claras: turquesa, marrom, rosa, vinho, salmão, amarelo, dourado, laranja e o nude em tons pastéis. A dica, se preferir mais intensidade, é aplicar a sombra, por exemplo, com pincel molhado. Os esmaltes seguem a mesma cartela. "As cores da estação são mais adocicadas e embelezam sem dramatizar, porque o verão pede leveza. A dica é que não tenham medo das cores porque elas alegram nossas vidas e a mulher que usa mostra personalidade e desperta interesse ao ter coragem de ir além. Invista", palavra de expert.