Fortalecimento de músculos que envolvem o tórax são fundamentais para a coluna

Sem o fortalecimento do complexo muscular, a postura e algumas funções vitais ficam prejudicadas. Entenda o porquê

por Revista do CB 22/08/2013 15:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Valdo Virgo / CB / DA Press
O core, que pode ser traduzido como núcleo, é a área central do nosso corpo: clique para ampliar e saber mais (foto: Valdo Virgo / CB / DA Press)
O core, que pode ser traduzido como núcleo, é a área central do nosso corpo. Trata-se do complexo lombopélvico, que abrange cerca de 29 pares de músculos, distribuídos entre a região peitoral e os quadris. O fisioterapeuta Márcio Costa Antonelo explica que o core é formado tanto por músculos grandes como por pequenos (estes, mais próximos à coluna). É essa distinção que motiva a abordagem por grupos musculares, mais didática.

A manutenção dessa estrutura corporal é de grande importância para a saúde. Atentos a essa necessidade, os educadores físicos formularam os exercícios de core training. O objetivo é trabalhar os grupamentos musculares com sinergia, em nome do fortalecimento sistêmico. “Quando esses músculos estão em harmonia de movimento e de tônus, você tem uma coluna saudável”, completa Márcio. Indiretamente, os benefícios de um “centro forte” se estendem aos órgãos internos, resultando em maior qualidade de vida.