Encontrar os tons certos de maquiagem para a pele negra é tarefa cuidadosa

Veja dicas de especialista para deixar o make perfeito e conheça produtos para acertar nas cores

por Carolina Samorano 19/08/2013 15:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
 Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
Tons fechados, de fundo escuro e dourado se destacam mais na pele negra e dão efeito mais natural que os muito claros ou de brilho esbranquiçado (foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Não importa a cor da pele, acertar na maquiagem exige conhecimento sobre ela e um ou outro truque para chegar ao olho impactante ou ao corado ideal das bochechas. Começa na hora de comprar a base. Quem tem pele negra, às vezes, sofre na escolha do tom: as opções nem sempre são suficientes para chegar à cor ideal dos muitos tons de pele morena e negra distribuídos entre as brasileiras, e há sempre o risco de o resultado ficar acinzentado, pálido e sem viço caso o produto não corresponda à cor da pele.

Nos olhos, há o estigma de que as negras devem passar longe dos tons frios, o que limita a criatividade na hora da maquiagem. “Não tem nada a ver”, debate Luiza Fernandes, maquiadora oficial da bareMinerals no Brasil, especializada em maquiagem mineral, e coordenadora de educação da marca. “Pode abusar das cores, sim. Azul, verde e mesmo o prata podem ficar lindos nas negras. O truque é só fugir dos tons pastéis ou muito clarinhos, que ficam esbranquiçados na pele negra”, ensina.

A dica vale também para as bochechas e os lábios: tons fechados, de fundo escuro e dourado se destacam mais na pele negra e dão efeito mais natural que os muito claros ou de brilho esbranquiçado. Mas isso não quer dizer que existam regras ou limites a serem respeitados. O importante é ir além da sombra douradinha de todos os dias. A pedido da Revista, Luiza ensina alguns truques para acertar na hora da maquiagem e mostra uma produção colorida para derrubar a ideia de que olhos coloridos não combinam com as negras.

Boca
A dica dos tons claros e esbranquiçados dos olhos serve também para os lábios. “Aquele rosa frio, bem clarinho, que muita gente gosta não fica bom nas negras. As cores mais escuras, como o marrom, o vinho e mesmo os vermelhos se destacam mais”, sugere a maquiadora. O nude, tom preferido de muitas mulheres para combinar com olhos marcados, também é diferente para as negras. “O nude deve ser no tom da pele da pessoa. Por isso, para as negras o batom nude varia entre os tons de marrom”, diz Luiza.


Pele
Segundo Luiza Fernandes, uma das grandes dificuldades das negras no Brasil é encontrar entre as opções de bases nos mostruários das lojas uma que se adapte perfeitamente ao seu tom de pele. “A pele da negra pode ficar acinzentada ou rosada demais. Isso é uma coisa já mais difícil de acontecer com as branquinhas, por exemplo”, ensina. A dica, segundo ela, é recorrer às marcas que tenham uma gama maior de opções de base, escolher três tons que se aproximem da sua pele e testá-los na linha do maxilar, próximo ao pescoço. “O que se aproximar mais do tom do colo, é o certo”, explica. O corretivo deve ser no mesmo tom da base, nem um tom mais escuro, que evidencie ainda mais as olheiras, nem mais claro, que deixe o tal efeito “panda invertido”. Quem for fã do iluminador pode optar pelos de fundo dourado, mais naturais para a pele negra. “Os rosados ou champanhe dão um efeito muito artificial quando bate a luz”, justifica a maquiadora.


Olhos
Para Luiza Fernandes, é na maquiagem dos olhos que se deve esquecer velhas regrinhas e clichês. “Existe aquele estigma de que as negras não podem usar tons frios. Talvez bochecha e boca sejam um pouco mais complicadas, mas, nos olhos, pode tudo!”, encoraja a maquiadora. “É só fugir daquele efeito esbranquiçado: tons pastéis ou muito clarinhos, que, em geral, não ficam bem”, diz. Na paleta de cores, além dos dourados e marrons, ela sugere ousar com verdes, azuis, roxos e mesmo os prateados de fundo mais cinza, como os chumbos. “O prata fica lindo na pele negra!”, garante Luiza.


Bochechas
A dica para acertar na cor do blush é a mesma para todos os tons de pele: basta imaginar, segundo Luiza Fernandes, a cor do rubor natural da pele. “Uma pele negra não fica naturalmente rosa claro. Então, o efeito fica artificial e, mais uma vez, esbranquiçado”, ensina a maquiadora. “Os tons mais fechados ficam mais naturais. O negócio é ir pelos terracotas, os avermelhados, o ameixa, o vinho…”, continua Luiza.


A maquiagem

  • A pele foi preparada com um primer para uniformizar a textura e segurar a maquiagem por mais tempo.
  • Depois, recebeu uma camada fina de base para corrigir pequenas variações de cor e algumas manchinhas, além de corretivo iluminador, no mesmo tom da base, nas olheiras e no osso do nariz.
  • O blush escolhido foi um terracota avermelhado em pó solto. Ele foi passado com um pincel grande e macio nas maçãs do rosto, subindo levemente em direção às orelhas.
  • Nos olhos, Luiza usou um primer líquido verde-esmeralda em toda a pálpebra para garantir melhor fixação e destacar ainda mais a cor da sombra em pó, aplicada por cima. O tom cintilante, levemente mais claro, serviu também para iluminar o canto interno dos olhos e abrir o olhar.
  • A finalização serve para todos os tons de pele: sombra marrom um pouco mais escura que a sua pele no côncavo (a “dobra” do olho), para dar profundidade na olhar, preto no canto externo dos olhos, lápis e máscara de cílios.
  • Na boca, o gloss marrom, em um tom próximo ao da pele, equilibra o visual e deixa o foco para os olhos coloridos.