Macarrão é notória fonte de carboidrato, mas o vilão da dieta costuma ser o molho

Se a pessoa está atenta a isso, não precisa haver divórcio entre saúde e sabor. Veja algumas receitas

por Rafael Campos 18/08/2013 10:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Quando você pensa numa macarronada, imagina aquele emaranhado de ingredientes envolvendo a massa, um belo prato recheado de bolonhesa ou já sente aquela culpa imensa antes mesmo de comer? Não pense em nenhuma dessas três opções. Essa iguaria domingueira não precisa ser uma mistura infundada, uma receita clássica, muito menos um monte de calorias. Até porque macarrão faz parte do grupo dos carboidratos e, com a função de fornecer energia ao corpo, eles são parte indispensável de uma dieta saudável e equilibrada.

“Algumas pessoas veem o carboidrato como o principal causador do aumento de peso, daí a percepção de que a macarronada é supercalórica. Vale deixar claro é que a massa sozinha não tem alto teor de calorias”, garante Marcella Quattrucci, nutricionista do Seletti Culinária Saudável. De acordo com ela, as discussões que envolvem esse prato estão, na maioria das vezes, relacionadas aos alimentos que compõem o molho, já que esses ingredientes, normalmente, contam com alto teor de gordura e sódio. “Portanto, a dica para consumir uma macarronada sem culpa é procurar massas que tenham um molho mais magro, com componentes como legumes ou molho de tomate”, garante.

Entre as opções mais saudáveis, há os molhos à base de proteínas, como carne, frango, peixe e ovo. Por isso, explica a especialista, o mais importante é saber escolher o que entra na receita. “Uma alternativa é o uso de ervas aromáticas, como o tomilho, o manjericão, o alecrim, a erva doce, entre outros, e de vegetais, como o salsão, o brócolis, a abobrinha, o espinafre, a rúcula e o tomate.” Ficar de olho na quantidade de gordura e sódio torna a refeição mais amigável à saúde.

“Cabe ressaltar que, nos casos de alguma restrição de consumo de alimentos e nutrientes, é importante o acompanhamento de um profissional de saúde — médico e/ou nutricionista”, alerta Marcella. E, é bom lembrar, qualquer tipo de macarrão pode ser usado na macarronada. Os formatos são diferentes, mas as massas são similares, mantendo os níveis de carboidrato quase idênticos. “Entretanto, os macarrões nas versões integrais apresentam maior quantidade de nutrientes essenciais, como as fibras e algumas vitaminas e minerais”, aponta Marcela Quattrucci. Assim, sem culpa ao comer, a macarronada torna nossos domingos mais saborosos.

Seletti/Divulgação
O mais importante é saber escolher o que entra na receita (foto: Seletti/Divulgação)


Fettuccine ao molho branco com espinafre e peito de peru

Fettuccine (porção padrão — 200g)

Ingredientes

  • 500g fettuccine grano duro
  • 2l de água
  • 25ml de oléo de canola para o cozimento
  • 15ml de óleo de canola após o cozimento

Modo de preparo

Leve a água ao fogo com o fio de óleo. Assim que iniciar a fervura, coloque o macarrão e deixe cozinhar por, aproximadamente, 12 minutos até que a massa fique al dente. Escorra a água quente e leve na água corrente para esfriar a massa e parar o cozimento. Coloque em um recipiente e adicione o óleo, mexendo com o auxílio de um garfo.

Molho

Ingredientes

  • 150ml de molho branco de espinafre pronto
  • 20g de cream cheese
  • 40g de peito de peru
  • 10g de tomate-cereja
  • 10g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Coloque diretamente na tigela 150ml de molho, 20g de cream cheese e 40g de peito de peru e misture. Acrescente a massa e misture bem. Coloque no prato e, para finalizar a montagem, adicione os tomates-cerejas e o parmesão ralado.
Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 5 porções

Seletti/Divulgação
Entre as opções mais saudáveis, há os molhos à base de proteínas, como carne, frango, peixe e ovo (foto: Seletti/Divulgação)


Penne integral com baby beef ao sugo e philadelphia

Ingredientes

  • 500g de pene integral grano duro
  • 2l de água
  • 15ml de óleo de canola após o cozimento

Modo de preparo

Leve a água ao fogo e, assim que ferver, coloque a massa e deixe cozinhar por, aproximadamente, 10 minutos. Escorra a água quente e leve na água corrente para esfriar a massa e parar o cozimento. Coloque em um recipiente e adicione o óleo, mexendo com o auxilio de um garfo.

Molho

Ingredientes

  • 150ml de molho ao sugo com manjericão + philadelphia (molho pronto com cream cheese)
  • 60g de iscas de baby beef ao molho chimichurri
  • 30g de azeitonas verdes fatiadas
  • 10g de tomate cereja
  • 10g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Coloque diretamente na vasilha 150ml de molho, 60g de Iscas de baby beef ao chimichurri e as azeitonas, misture. Acrescente a massa e misture bem. Coloque no prato e, para finalizar, adicione os tomates-cerejas e o parmesão ralado.
Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 5 porções