Jovens aceitam sexo em festa, mas não no primeiro encontro

Pesquisa sugere a prevalência do ambiente para orientar o comportamento das pessoas

por AFP / Relaxnews 15/08/2013 10:29

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
©Yuri Arcurs/shutterstock.com
Os estudantes disseram que transar com alguém depois de uma festa era considerado aceitável, mas não em um primeiro encontro, mesmo se o casal já tiver feito sexo na noite da festa (foto: ©Yuri Arcurs/shutterstock.com)
Um novo estudo realizado nos EUA descobriu que os estudantes universitários dizem que transar em uma festa é mais aceitável do que ter relação sexual logo no primeiro encontro. Pesquisadores da Middle Tennessee State University recrutaram 300 estudantes universitários para responder a questões sobre comportamentos sexuais, segundo matéria do site LiveScience.

Os alunos foram convidados a explicar os seus sentimentos sobre o seguinte cenário: um casal se conhece em uma festa e faz sexo naquela noite, depois eles vão para um primeiro encontro, que termina em um beijo.

Os resultados mostraram que os alunos viam as situações da festa e do encontro como "drasticamente diferentes", cada um tinha seu próprio conjunto de regras, informou o LiveScience.

Os estudantes disseram que transar com alguém depois de uma festa era considerado aceitável, mas não em um primeiro encontro, mesmo se o casal já tiver feito sexo na noite da festa.

"Nossos resultados sugerem que o comportamento diferente, exatamente das mesmas pessoas, é baseado no contexto ou na situação e não necessariamente só da pessoa, quem eles são, seus valores e seus desejos", disse a pesquisadora do estudo Gretchen Webber, de acordo com a matéria. "Isso realmente mostra a prevalência do ambiente para orientar o comportamento das pessoas."

O álcool também é um diferencial fundamental nos dois cenários, os alunos que assumem esses comportamentos sexuais foram influenciados pelo álcool na festa, enquanto que um encontro sugere que há interesse em um relacionamento, o que exige conversa em momentos mais sóbrios.

Gretchen apresentou suas descobertas nesta semana na 108ª Reunião Anual da Associação Sociológica Americana, em Nova York.

Em um estudo feito à parte, também apresentado na conferência, pesquisadores da Universidade de Portland disseram que os estudantes universitários de hoje não estão tendo mais sexo casual do que os de 20 anos atrás.

Ao comparar as respostas de estudantes de faculdade em algum momento durante os anos de 1988-1996, com as de universitários em algum momento durante 2002-2010, os pesquisadores descobriram algumas diferenças em atitudes e comportamentos sexuais.