Estudos tentam entender o mistério da sedução

Uma seleção de cinco pesquisas tenta decifrar os enigmas do Cupido e encontra resultados inusitados como, por exemplo, que as mulheres vestidas de vermelho ou rosa são mais sensíveis ao charme masculino

por AFP / Relaxnews 08/08/2013 14:05

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
©Bliznetsov/shutterstock.com
Outro resultado curioso encontrado foi: os homens de violeta são mais atraentes (foto: ©Bliznetsov/shutterstock.com)
Pesquisadores do mundo inteiro tentam encontrar motivos racionais da atração e alguns resultados de estudos podem ser surpreendentes. Uma seleção de cinco pesquisas tenta decifrar os enigmas do Cupido e o que faz (ou não) derreter o coração do sexo oposto. Os resultados encontrados são bem inusitados.

  • Uma camiseta estampada com um T preto seduz mulheres

Para seduzir as senhoritas, um estudo da Universidade de Nottingham Trent University dirigido pelo psicólogo Andrew Dunn revela que uma boa e velha camiseta branca apenas com um "T" em preto estampado pode revelar-se bem eficaz.

Os pesquisadores apresentaram homens de morfologias diversas, todos com camisetas brancas, a 30 estudantes de 18 a 25 anos, e perguntou a elas se eles eram atraentes. Com o T negro, na frente ou no verso, os resultados variam. A ilusão do T negro aumenta a taxa de atração dos homens em 10%; o T no verso não causa alterações.

O estudo foi apresentado no dia 26 de junho durante as conferências organizadas pelo London College of Fashion.

  • As mulheres tatuadas são vistas como presa fácil

Segundo um estudo da Universidade da Bretanha do Sul, as mulheres que exibem uma tatuagem seriam percebidas como mais acessíveis e mais fáceis de seduzir pelos homens.

O estudo, dirigido em 2011 pelo professor e pesquisador de psicologia social Nicolas Gueguen, foi feito em sobre um apanhado de 58 mulheres, tatuadas ou não. Elas foram levadas a uma praia na Bretanha, onde os pesquisadores observaram o comportamento dos homens que as cercavam.

Os resultados, baseados em um questionário avaliando a probabilidade dos homens presentes de tentarem algo com uma mulher tatuada, provaram que eles abordavam mais facilmente e mais rapidamente as mulheres com tatoos.

  • As mulheres vestidas de vermelho ou rosa são mais sensíveis ao charme masculino

Sobre uma amostra de 148 mulheres de 18 a 47 anos, os pesquisadores revelaram que 77% daquelas que usavam uma peça de vestuário vermelha ou rosa estariam no período fértil (de 6 a 14 dias após sua última menstruação).

A ovulação gera o desejo no ciclo feminino. Consequentemente, mulheres que usam vermelho e rosa estariam mais receptivas aos charmes do sexo oposto.

O estudo foi conduzido neste ano por Jessica L. Tracy e Alec T. Beall do departamento de psicologia da Universidade da Colúmbia-Britânica. A pesquisa está disponível na publicação Psychologie Science.

  • As mulheres apresentam desejo por homens pelo suor que eles secretam

Segundo um estudo de Denise Chen, professora assistente em psicologia da Universidade de Rice no Texas, quando um homem se sente atraído por uma mulher, ele secreta um suor particular, cheiro que as mulheres conseguem sentir.

Os pesquisadores coletaram dois tipos de suor retirados das axilas dos homens. O suor dito "normal" fazendo-os assistir a um documentário e o suor dito "sexual" fazendo-os assistir um vídeo erótico. Esses dois tipos de suor foram apresentados a 19 mulheres de 20 anos, cuja atividade cerebral era monitorada por ressonância magnética.

O estudo revelou que o suor "sexual" dos homens secreta um feromônio ao qual o cérebro feminino reage. Inconscientemente, as mulheres podem sentir o desejo pelo odor.

O estudo foi publicado em 2008 no Journal of Neuroscience.

  • Os homens de violeta são mais atraentes

Segundo uma pesquisa conduzida na Inglaterra e financiada pela marca de detergente Ariel em 2012 e publicada pelo Daily Mail, as mulheres seriam mais atraídas por homens que usam violeta.

A pesquisa usou uma amostra de 2 mil pessoas: 36% das mulheres questionadas aceitariam ir a um encontro com um homem vestido de violeta, seguido do preto (32%) , contra apenas 6% para o rosa.

A pesquisa revela também que 60% dos solteiros recusam-se a sair com alguém por causa das roupas que veste.