Botox é nova arma para combate ao bruxismo

Problemas nas articulações da mandíbula atingem 30% da população. Bruxismo, marcado pela contração anormal dos músculos da boca, tem nova forma de diagnóstico e alívio com Botox

por Augusto Pio 07/08/2013 15:00
JAIR AMARAL/EM/D.A PRESS
Daniela Rosário e a toxina botulínica: resultado tem se mostrado eficaz para quem tem a disfunção (foto: JAIR AMARAL/EM/D.A PRESS)
As disfunções da articulação temporomandibular (ATM) atingem cerca de 30% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O problema acontece quando a complexa articulação que movimenta a mandíbula não funciona bem. As causas podem ser má oclusão, traumatismos, excessiva abertura da boca, estresse físico e muscular e alterações hormonais, entre outros fatores. O resultado? Dores na cabeça, no ouvido, no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face, tonturas, zumbidos, torcicolos, além de estalos ao abrir e fechar a boca e alterações do sono.

Uma dessas disfunções é o bruxismo, caracterizado pela contração anormal da musculatura mastigatória. A pessoa com o distúrbio tem o hábito de ranger ou apertar os dentes. Ele surge da contração excessiva do músculo mais forte do corpo humano, o masseter, que é responsável pela mastigação e pelo fechamento da mandíbula. Apesar de incurável, o problema pode ser controlado. A dentista e especialista em reabilitação oral Fabiana Xavier sugere um dispositivo noturno já usado na Europa e que começa a chegar ao Brasil.

“Trata-se de um aparelho que é usado pelo paciente durante quatro noites. Ele mostra, por meio de um exame neurofisiológico e sensores posicionados facilmente pelo usuário nas têmporas, todo o padrão de bruxismo, ou seja, a exata quantidade de força aplicada, o número de episódios por noite e a duração deles”, explica Fabiana. De acordo com a especialista, o dispositivo é uma das maneiras mais eficazes de tirar as dúvidas com relação à existência do problema, principalmente quando os sintomas ainda são iniciais e não causaram sequelas.

ALEXANDRE GUZANSHE/EM/D.A PRESS
A dentista Fabiana Xavier e a traumatologista Cláudia Untar tratam os incômodos do jovem Jaffar Mohammed (foto: ALEXANDRE GUZANSHE/EM/D.A PRESS)
“Esse diagnóstico completo não podia ser feito anteriormente por meio de nenhum instrumento. Havia disponível a polissonografia, que apenas confirmava, sem detalhes, a presença do bruxismo. Esse é um exame caro e pouco prático, pois o paciente tem que se deslocar e dormir numa clínica para fazê-lo. Podemos utilizar esse novo aparelho até mesmo para verificar a eficácia dos tratamentos que estamos realizando na diminuição do bruxismo e dos sintomas presentes”, acrescenta.

O tratamento convencional para o bruxismo é baseado no uso de placas estabilizadoras na hora de dormir. O problema é que, para a grande maioria das pessoas, elas são consideradas desconfortáveis, atrapalham o sono, provocam salivação excessiva e até mau hálito. O uso da toxina botulínica (conhecida comercialmente como Botox), segundo a dentista Daniela Cristina Rosário Alves, tem ganhado força como terapia alternativa e inovadora ao problema. “ A aplicação no masseter, no músculo temporal e, às vezes, no frontal faz com que os problemas relacionados ao bruxismo desapareçam depois de cerca de cinco dias”, diz Daniela.

Complementos
A toxina botulínica ganhou fama nos tratamentos estéticos por retardar o surgimento de marcas de expressão, mas tem conquistado espaço para diminuir dores provenientes do apertamento dentário, aliviando as dores de cabeça e relaxando os músculos da face. “Além do uso para o tratamento dos sintomas do bruxismo, ela é usada para deixar o sorriso mais bonito, sobretudo quando a gengiva aparece mais do que deveria (sorriso gengival)”, completa Daniela.

A dentista ressalta que compete ao profissional usar a toxina no tratamento da disfunção da articulação temporomandibular e das dores orofaciais, promovendo relaxamento muscular e alívio das dores, da hipertrofia muscular, da diminuição do sorriso gengival e, em casos de pré-operatório, para cirurgias com implantes. “É importante lembrar que esses tratamentos são coadjuvantes, isto é, não substituem os já utilizados, como a reabilitação bucal, que envolve todas as especialidades odontológicas para o diagnóstico, o planejamento e o tratamento do paciente de forma global.”

DENTALPOVOA.COM
Clique para ampliar e saiba quais são as causas mais comuns do distúrbio (foto: DENTALPOVOA.COM)
A toxina botulínica também tem sido usada em tratamentos para substituir a prótese dentária por implantes. Nesses casos, há perda de estrutura óssea local, pois a estrutura de sustentação, no caso a raiz dentária, começa a sofrer um processo de reabsorção. “Mesmo com enxertias ósseas para a recuperação dessa perda, em alguns casos, não é possível grandes reconstruções ósseas e, no fim do tratamento, não obtemos a estética desejada”, explica Daniela.

O Botox entra, então, para aliviar o aprofundamento do sulco na região entre o canto do nariz e lábio — chamado popularmente de bigode chinês — e a desproporção entre os lábios superior e inferior, a boca murcha. “Para tentar ajudar nesses casos específicos, novos tratamentos estão sendo usados, como a aplicação de preenchimento local, reduzindo a profundidade do sulco, levantando o lábio superior e aumentando a espessura dele, o que chamamos de escultura labial”, esclarece.