Exercícios podem melhorar humor durante a gravidez

Mais de 60% das mulheres grávidas são sedentárias e perdem a chance de melhorar o sono e encurtar o trabalho de parto

por AFP / Relaxnews 05/08/2013 11:56

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
justas/Shutterstock.com
Um novo estudo descobriu que mulheres grávidas que se exercitam podem ter mais energia e humor melhor do que aquelas que não fazem atividade física (foto: justas/Shutterstock.com)
Um novo estudo descobriu que fazer atividade física durante o período de gestação pode melhorar o humor e aumentar os níveis de energia. Pesquisadores da Universidade de Western Ontario analisaram se uma intervenção de quatro semanas de exercícios aumentaria o bem-estar psicológico de 56 mulheres grávidas que antes eram sedentárias. Elas estavam, em média, com 22,5 semanas de gravidez, e se exercitaram por 30 minutos, durante quatro vezes por semana.

Os resultados mostraram "melhorias significativas" nos estados de ânimo das mulheres, como também níveis reduzidos de fadiga. Os exercícios foram avaliados usando acelerômetros, as mulheres se exercitavam em níveis moderados a vigorosos. Os resultados aparecem online na revista Psychology & Health.

Pesquisas anteriores descobriram que o exercício pré-natal pode ajudar a controlar problemas músculo-esqueléticos relacionados à gravidez, melhorar o sono, evitar o ganho excessivo de peso e encurtar o trabalho de parto. Um outro estudo publicado no início deste mês no British Journal of Sports Medicine descobriu que o exercício de intensidade moderada, três vezes por semana durante os segundo e terceiro trimestres, corta pela metade o risco de o recém-nascido estar acima do peso.

Ainda assim, estudos anteriores descobriram que entre 60% a 75% das mulheres grávidas são sedentárias. Outra conclusão apontada foi a de que, embora os transtornos de humor depois do nascimento do bebê, como a depressão pós-parto, sejam amplamente reconhecidos, as taxas de depressão, ansiedade e fadiga são mais altos durante a gravidez do que após. Isso pode causar complicações na gestação, disseram os pesquisadores.

Antes de começar um programa de exercícios é importante consultar o médico sobre riscos. Pelo menos 30 minutos de exercício moderado são recomendados. Caminhar é um ótimo exercício para as iniciantes. Há também outras boas opções: natação, aeróbica de baixo impacto e pedalar em bicicletas ergométricas.