Veja as dicas para não desistir dos exercícios no inverno

O inverno é sempre um golpe na frequência das academias, mesmo quando a temperatura oscila tanto. A época, no entanto, pede alguns cuidados especiais, sobretudo com aquecimento e hidratação

por Revista do CB 05/08/2013 13:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Zuleika de Souza/CB/D.A Press
As academias normalmente ficam mais vazias no frio (foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
Nas manhãs mais geladas do ano, os termômetros chegaram a marcar 13ºC e, nessas condições, sair da cama era quase um suplício. Numa época de extremos, é preciso cuidado redobrado: os especialistas recomendam mais aquecimento no frio e o aumento do consumo de líquidos. Qualquer descuido pode ocasionar lesões e desidratação.

A personal trainer Paula Cristina Nobre admite que há uma evasão  de alunos nas academias nesse período, principalmente de manhã. “A maioria vem mais no período da noite”, explica. Os alunos mais experientes e antigos são os mais persistentes. Já os novatos, tendem a desistir com qualquer brisa mais fria. No grupo de veteranos, Maria Angélica da Silva, 35 anos, é uma das que mantém sempre o ritmo. A professora conta que, quando bate a preguiça, pensa em todas guloseimas da época. “A motivação é manter o que já consegui. É preciso continuidade”, ensina.

No frio, a maioria das pessoas percebe o corpo mais lento, com mais dificuldade para entrar no ritmo do exercício. O professor de educação física Amílton Ricardo Arantes Moura explica que, em clima mais ameno, a manutenção da temperatura do corpo é mais fácil para o organismo. Já em períodos mais frios, o corpo demanda energia para se manter na temperatura ideal. Para isso, devemos evitar a perda de calor. “É interessante que a pessoa faça um aquecimento, para estimular essa produção de calor e o processo de ativação do músculo”, completa.

Diego Soares Souto Gonçalves, professor de educação física, personal trainer e coordenador de musculação, ressalta a importância do aquecimento. “No frio, a probabilidade de lesão é um pouco maior do que em um ambiente de calor”, explica Diego. Deve-se ter uma maior atenção ao corpo e certificar-se de que os músculos já estão preparados para os esforços necessários.

Além de manter o ritmo do exercício físico, deve-se prestar atenção na alimentação. Nesse período, a tendência é comer mais e ter maiores chances de engordar. “O corpo tende a armazenar as calorias em forma de gordura. É importante manter a sua rotina de alimentação para evitar o ganho de peso”, explica a nutricionista esportiva Narayana Reinehr.

Para não desistir

Dicas de professoras de educação física e nutricionista para não desanimar, faça frio, faça calor

Janine Moraes/CB/D.A Press
'Eu sei que, se eu parar, perco tudo o que já alcancei.Cada conquista minha é uma motivação para vir no outro dia. A academia é próxima ao meu local de trabalho, então aproveito o horário de almoço e qualquer tempo livre.' Gabriela Maria Ribeiro, 27, médica (foto: Janine Moraes/CB/D.A Press)
1-
Determine uma meta. A personal trainer Renata Fonseca da Costa explica que os alunos mais frequentes na academia são os que têm um objetivo. “É preciso ter um foco, sempre pensar nos resultados”, completa. A meta pode ser um peso ideal, manter o corpo definido para uma viagem para a praia, ou até mesmo adquirir um melhor condicionamento físico.

2- Tenha companhia. Quem malha sozinho tem mais chances de desistir, pois falta um compromisso. Malhe com amigos; é mais difícil desmarcar quando alguém espera por você. Outra opção é ter um personal para orientar e cobrar. Na hora da preguiça, ele estará lá, esperando por você.

3- Não desperdice dinheiro. Faça planos trimestrais, semestrais ou anuais. Quando já estamos pagando, a motivação aumenta — afinal, quem quer pagar por um serviço e não usar? O mesmo vale para o personal: pague e use.

4- Mantenha a academia em seu caminho. Matricule-se em locais próximos a sua casa ou ao seu trabalho. Desviar o caminho para malhar já é mais uma desculpa para desistir. Se a academia é ao lado de casa ou do trabalho, a preguiça diminui e o tempo pode ser otimizado. Os minutos que passaria no caminho podem ser gastos na esteira.

5- Use as roupas adequadas. É muito importante manter a temperatura corporal. Prefira roupas que auxiliem esse processo. Tecidos como tactel e lycra são boas opções.

6- Tenha horários fixos. Reserve um horário para a atividade física. Com isso, a academia passa a fazer parte da sua rotina, torna-se um hábito. Quando estiver chegando a hora, fique preparado, condicione seu corpo a esperar por aquela atividade naquele momento.

7- Não descuide da sua hidratação. “Como não sentem calor, os atletas têm menos vontade de beber água”, explica a nutricionista Narayana. A desidratação é um grande perigo nessa época, principalmente em Brasília, quando o frio coincide com a seca. Beba água constantemente.

8- Esquente o corpo! Quando o frio estiver insuportável, se aqueça. Mas, cuidado: isso não quer dizer que é para se enfiar debaixo das cobertas. Comece o processo por dentro, tomando bebidas quentes, como os chás, por exemplo. Depois, corra para a academia.