Nascimento do bebê afeta desejo sexual de homens e mulheres

Pesquisadores descobriram que os parceiros experimentaram mudanças similares às das mulheres em sexualidade, incluindo altos e baixos

por AFP / Relaxnews 02/08/2013 10:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Christopher Meder - Photography/shutterstock.com
Nova pesquisa descobre que o desejo sexual dos homens também é afetado com a chegada de um novo bebê na família (foto: Christopher Meder - Photography/shutterstock.com )
Um novo estudo descobriu que a chegada de um bebê não afeta apenas o desejo sexual da mãe, mas também de seu parceiro. Já existem vários trabalhos sobre sexo após o parto, muitas vezes focado em biologia reprodutiva do sexo feminino, por exemplo, mostrando que as alterações hormonais durante a gravidez e a amamentação podem afetar o desejo sexual. Agora, os pesquisadores esclarecem os efeitos sobre o parceiro da mulher que acabou de ter o bebê.

Sari van Anders, da Universidade de Michigan, desenvolveu um estudo para examinar a sexualidade pós-parto como um processo social e de relacionamento, com foco nos casais. Um total de 114 parceiros (95 homens, 18 mulheres, um não especificado) responderam um questionário online sobre a sua sexualidade durante os três meses após o nascimento de seu filho mais novo.

Os pesquisadores descobriram que os parceiros experimentaram mudanças similares em sexualidade, incluindo altos e baixos. O baixo desejo foi altamente influenciado por fatores relacionados ao cuidar de um bebê recém-nascido, como noites mal dormidas e estresse, em vez de o fato de que a mãe da criança poderia não estar tão atraente.

"Nossos resultados ajudam a esclarecer como a experiência de sexualidade dos pais, de inúmeras formas, são contextualizadas com os parceiros; e também os relacionamentos de parentalidade", disse van Anders. Os resultados, anunciados hoje, foram publicados em uma edição recente do The Journal of Sexual Medicine.

Pesquisas anteriores descobriram que a natureza regula os níveis de testosterona conforme um homem se torna pai. Enquanto os homens com testosterona alta são mais propensos a encontrar uma companheira, os níveis hormonais caem quando eles se tornam pais. Esse estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade de Northwestern, nos EUA, foi publicado em 2011 no períodico Proceedings of National Academy of Sciences.