Crianças se tornam mais inteligentes quando amamentadas

Amamentar até o bebê completar um ano de idade aumenta o QI dos pequenos

por AFP / Relaxnews 30/07/2013 11:58

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
wavebreakmedia /shutterstock.com
Quer que seu filho seja mais inteligente? Amamente-o por pelo menos um ano, sugere um novo estudo (foto: wavebreakmedia /shutterstock.com )
Quanto mais tempo as mães amamentam, mais inteligentes ficam seus filhos. Essa é a essência de um novo estudo realizado nos Estados Unidos, que explorou a relação entre a duração da alimentação no peito e as habilidades cognitivas apresentadas pelas crianças mais tarde na vida. A conclusão? Amamentar até a criança completar um ano de idade aumenta o QI dos pequenos.

Para o estudo, publicado pelo JAMA Pediatrics, os pesquisadores acompanharam mais de 1.300 mães e crianças. Eles descobriram que a maior duração da amamentação foi associada com melhores competências linguísticas aos três anos. Além disso, melhorou a inteligência verbal e não-verbal aos sete, em comparação com as crianças que estavam sendo alimentadas de outras formas.

"Essas descobertas apoiam as recomendações nacionais e internacionais para promover a amamentação exclusiva por seis meses e continuar a amamentação, acompanhada de outros alimentos, até pelo menos um ano de idade", concluem os autores do estudo.

O trabalho tem como referência pesquisas anteriores que também apontaram melhora no desenvolvimento do cérebro de crianças que receberam leite materno, em comparação a bebês alimentados através de outras fontes. Um estudo de 2010 da Universidade de Oxford, por exemplo, descobriu que menos de quatro semanas de amamentação em um bebê recém-nascido já teve efeitos significativos e de longo prazo sobre o desenvolvimento cognitivo na vida dele mais tarde.

Depois de acompanhar as crianças até os 14 anos, os cientistas descobriram que as notas em leitura, escrita e matemática foram notavelmente maiores em crianças amamentadas.