Sensor na boca poderá fazer monitoramento de alimentação e hábitos prejudiciais à saúde

O aparelho, ainda em teste, pode informar com precisão a diferença entre beber, falar, mastigar, fumar e tossir

por AFP / Relaxnews 29/07/2013 14:42

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Kurhan/shutterstock.com
Em testes de laboratório com oito participantes, o sensor apresentou 93,8% de precisão (foto: Kurhan/shutterstock.com)
Pesquisadores desenvolveram um sensor que pode ser usado dentro da boca, afim de detectar se alguém bebeu, fumou ou até se tossiu. Os cinco membros da equipe dos departamentos de ciência da computação e de engenharia da informação e engenharia elétrica da Universidade Nacional de Taiwan publicaram um artigo detalhando o desenvolvimento de um sensor que se encaixa no dente. O dispositivo vai informar aos médicos e dentistas se um paciente está sendo realmente honesto quanto a seus hábitos de alimentação, fumo e ingestão de bebidas alcoólicas.

O dispositivo, que mede apenas 4,5 milímetros x 10 milímetros e ainda tem espaço para um acelerômetro, pode informar com precisão a diferença entre beber, falar, mastigar, fumar e tossir. Em testes de laboratório com oito participantes, o sensor apresentou 93,8% de precisão.

Apesar de impressionante, a pesquisa foi conduzida como um estudo pequeno de viabilidade e ainda há uma série de obstáculos a serem superados antes que o sensor se torne uma realidade. O primeiro e mais importante é quanto à fonte de energia. A equipe prevê a construção do dispositivo em dentes falsos que precisam ser removidos diariamente para limpeza e que, como um smartphone, também pode ser carregado durante a noite para completar a bateria e transferir os dados coletados. O recolhimento e difusão de dados em tempo real requerem uma versão com Bluetooth que seja compatível com o uso dentro do corpo humano.

Além disso, embora possa identificar as diferenças entre mastigar e as outras ações, por ser uma unidade selada, o sensor é incapaz de reconhecer o que o usuário mastiga ou quantas calorias o alimento contém. Mas ainda assim, os pesquisadores estão animados com o início do estudo e com o futuro dele, como o documento conclui. "Porque a boca é uma abertura para a saúde humana, este sistema sensorial oral tem o potencial de melhorar aplicativos de monitoramento de saúde relacionados à via oral , como o acompanhamento da dieta."

Tecnologia "vestível" no interior do corpo
A próxima versão do sensor contará com recursos de comunicação sem fio e uma bateria recarregável, mas ainda há um bom caminho a ser percorrido antes que esse dispositivo seja adotado como um procedimento odontológico padrão. No entanto, esse é mais um exemplo de como a tecnologia móvel e, em especial dispositivos vestíveis e sensores, estão mudando a maneira como vivemos e como eles impactam positivamente nossa saúde.

Em um documento publicado no dia 26 de julho no Mobiquity, há detalhes de como smartphones já estão mudando o comportamento das pessoas para melhor e de como podem ser a chave para ajudar os consumidores a adaptar os seus estilos de vida, quebrar maus hábitos e melhorar sua saúde.

Uma série de especialistas em tecnologia, incluindo Gary Clayton, diretor criativo da empresa de reconhecimento de voz Nuance, acreditam que dispositivos que fazem stream de dados para análises médicas estão prestes a se tornar realidade. Durante uma discussão sobre o futuro da tecnologia vestível no evento MobileBeat da VentureBeat, em 10 de julho, Gary disse: "Minha filha está se tornando uma PhD em engenharia biomédica, e eles estão com a ideia de que os vestíveis estarão dentro de nós nos próximos cinco a dez anos."