Estudo diz que dormir bem rejuvenesce a pele

Entre as mulheres que participaram da pesquisa, as que dormem pouco mostraram um aumento de sinais de envelhecimento como linhas, pigmentação irregular, flacidez e redução da elasticidade

por AFP / Relaxnews 25/07/2013 11:12

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
SXC.hu/Banco de Imagens
Os pesquisadores concluíram que quem dorme bem recupera, com mais eficiência, de agressões à pele, como queimaduras de sol (foto: SXC.hu/Banco de Imagens)
Um estudo do University Hospitals Case Medical Center em Cleveland, Ohio, mostrou que quem dorme pouco "tem mais sinais de idade na pele e recuperação mais lenta das agressões ambientais", como radiação ultravioleta. Apresentado na International Investigative Dermatology Meeting em Edinburgo, na Escócia, a pesqusia foi encomendada pela Estée Lauder.

"Enquanto a privação crônica do sono foi ligada a problemas de saúde como obesidade, diabetes, câncer e imunodeficiência, seus efeitos na pele ainda eram desconhecidos", disse a líder dos pesquisadores, Elma Baron.

O estudo envolveu 60 mulheres com idades entre 30 e 49 anos, com metade das participantes com sono considerado como de baixa qualidade. A classificação foi feita com base na duração média de sono e no Pittsburgh Sleep Quality Index, um padrão criado a partir de um questionário sobre qualidade de sono.

Os que dormem pouco mostraram um aumento de sinais de envelhecimento como linhas, pigmentação irregular, flacidez e redução da elasticidade. Os pesquisadores concluíram que quem dorme bem recupera, com mais eficiência, de agressões à pele, como queimaduras de sol.

A percepção pessoal de atratividade também foi significativamente melhor nos que têm sono de qualidade.

Veja dicas para otimizar o seu sono:

  • Tenha horários fixos para dormir, mesmo nos finais de semana
  • Coma bem e evite ingerir cafeína à noite ou comer demais antes de ir para a cama
  • Tente acessórios para dormir, como aparelhos que criam sons propícios para o sono que bloqueiam as distrações
  • Exercite-se durante o dia e tente manter a mente tranquila (uma boa opção para isso é escrever suas aflições em um diário)
  • Lembre-se de que a má qualidade do sono pode vir não apenas de stress, mas pode ser uma consequência de outros problemas como apneia