Papinha: mães devem estar preparadas para apresentar alimentos saudáveis aos seus bebês

Hábito alimentar da criança começa a se formar a partir dos seis meses de idade

por Rafael Campos 23/07/2013 11:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Antonio Cunha/Esp. CB/D.A Press
Bebê deve ter contato com todos os grupos de alimentos, diz nutricionista (foto: Antonio Cunha/Esp. CB/D.A Press)
Poucos assuntos são tão recorrentes entre as mães quanto a alimentação do bebê. “O hábito alimentar da criança começa a se formar a partir dos seis meses de idade. Fazer com que ela coma de forma saudável desde essa época é importantíssimo”, garante a nutricionista infantil Mara Cristina de Sousa Miranda.

Nesse universo de possibilidades, as mamães ficam perdidas, principalmente quando o leite materno precisa vir acompanhado de outras opções. “O que vai na papinha do meu filho?” ou “será que ele pode comer de tudo?” são dúvidas comuns. Na falta de tempo para cozinhar, as mães também veem reduzidas as possibilidades de cardápio.

Adriana Lannes teve todas essas crises antes mesmo do nascimento de Gael, de 10 meses. “Mergulhei na maternidade e comecei a pesquisar sobre o que eu poderia dar para o meu filho. Isso é um ponto importante porque sempre me preocupei com a minha alimentação”, explica. Hoje, ela tem uma franquia especializada no Distrito Federal, a Empório da Papinha.

“O bebê deve ter contato com todos os grupos de alimentos. Carnes magras, frango e peixe a partir dos 7 meses. Além, claro, de frutas e legumes”, ressalta Mara Cristina. Olhando de outra perspectiva, papinhas feitas a partir de orgânicos são uma boa pedida para os casos em que a mãe tem maus hábitos alimentares. “Com esses produtos, a mãe terá a chance de conhecer uma forma de alimentação melhor e, como consequência, pode até alterar os próprios hábitos. É bom para ela e para a criança”, garante.

Adriana Lannes diz que a sua decisão em trabalhar com as papinhas veio também de uma expectativa de outras mulheres. “Tenho um grupo de mães que sempre se encontra na feira de orgânicos. Elas estão empolgadas por terem um produto que não é industrializado e produzido de forma correta.”

Aprenda duas receitas muito saborosas e saudáveis para o bebê:

 Thiago Henrique/Divulgação
(foto: Thiago Henrique/Divulgação)
Papinha Gabi

Ingredientes

4 bananas grandes
3 maçãs grandes
2 fatias médias de melancia

Modo de preparo
Lave as frutas. Retire a casca e as sementes. Cozinhe as frutas com água. Após o cozimento, bata-as no liquidificador até adquirirem textura de papa.
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 25 minutos

Papinha Leo (a partir dos 6 meses)

Ingredientes
200g de patinho
2 cenouras médias
3 batatas médias
50g de agrião
25g de cebola
1 dente de alho
1 pitada de sal
5ml de óleo
750ml de água

Modo de preparo:
Descasque a batata e raspe a cenoura. Corte o agrião retirando os talos maiores. Em uma panela, coloque o óleo e frite a cebola e o alho, acrescentando a carne em seguida, refogando. Junte, então, todos os ingredientes. Deixe ferver até todos estarem cozidos. Bata no liquidificador até obter textura de creme.
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 40 minutos

 Thiago Henrique/Divulgação
(foto: Thiago Henrique/Divulgação)