Mulheres europeias que trabalham fora ainda fazem a maior parte dos afazeres domésticos

As mulheres relataram que muitas vezes sentem que seu trabalho nunca termina. Entre as que trabalham o dia todo, dois terços ainda fazem os trabalhos típicos de casa

por AFP / Relaxnews 23/07/2013 17:39

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Kzenon/shutterstock.com
No Reino Unido, 70% de todas as tarefas domésticas são feitas por mulheres, mesmo que elas trabalhem mais de 30 horas por semana (foto: Kzenon/shutterstock.com)
O Conselho de Pesquisa Econômica e Social da Europa lançou nesta semana novos dados que são o resultado de entrevistas feitas com 250 mil pessoas em 30 países ao longo da última década. Em resumo, eles apontam que entre casais heterossexuais é a mulher que ainda detém toda a responsabilidade pelo trabalho de casa.

As mulheres relataram que muitas vezes sentem que seu trabalho nunca termina. Entre as que trabalham o dia todo, dois terços ainda fazem os trabalhos típicos de casa.

Além disso, há uma desvantagem para os homens também. Ainda que eles consigam ter mais tempo livre que as mulheres, os resultados mostraram que eles sofrem o impacto do conflito no relacionamento. Homens do Norte da Europa, cujas parceiras do sexo feminino faziam a maior parte do trabalho doméstico, eram mais propensos a experimentar conflitos no trabalho e na família, em comparação aos homens que ajudavam com os afazeres de casa.

"Talvez os homens nesta situação se sintam culpados por não fazer sua parte, ou talvez a divisão desigual das tarefas domésticas crie tensão entre eles e sua parceira", justificaram os pesquisadores.

O relatório conclui que os países nórdicos têm a divisão do trabalho mais justa, enquanto que no sul da Europa, são as mulheres que fazem a maior parte do trabalho. No Reino Unido, 70% de todas as tarefas domésticas são feitas por mulheres, mesmo que elas trabalhem mais de 30 horas por semana.

Na Grécia, mais de 80% de todas as tarefas domésticas são feitas por elas e para aquelas que trabalham 30 horas ou mais por semana, mais de três quartos ainda têm a responsabilidade de lidar com os afazeres de casa.

As mulheres suecas parecem ter os parceiros que mais colaboram, já que apenas dois terços de todo o trabalho doméstico de lá são feitos por mulheres. E este número aumenta novamente se elas estão trabalhando mais de 30 horas por semana.