Água não é a única opção para a hidratação diária, entenda

Beber água é imprescindível? Em geral, sim. Porém, pessoas com necessidades específicas se hidratam melhor com outros líquidos

por Revista do CB 20/07/2013 13:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Janine Moraes/CB/D.A Press
Isabela Monterissi praticamente não bebe água: suspeita de pedra nos rins (foto: Janine Moraes/CB/D.A Press)
Hidratar-se nunca foi uma tarefa fácil para a atriz Isabela Monterissi, 23 anos. Ela não gosta de água. Quando sentia sede, optava por refrigerante. Até ter uma crise de dor nas costas que demorou a cessar. “Eu já tinha sentido antes, mas logo passava”, conta. Isabela foi ao médico, foi pré-diagnosticada com pedras nos rins, mas ainda espera os exames para confirmar a suspeita. Depois do susto, ela está tentando diminuir o refrigerante — substituiu a bebida gasosa por sucos naturais. A água ainda lhe parece intragável. “Eu tentei durante duas semanas tomar o recomendado, que são dois litros, mas não tenho o costume e fica impossível”, confessa.

O suco que Isabela toma também é uma forma de hidratar o corpo, mas será que ele substitui a água? O nutricionista esportivo Gustavo Viena explica que o recomendável são 35ml para cada quilo de massa corporal, por isso a média de dois litros entre mulheres e três para homens. “Outro fator que influi na quantidade certa de líquido a ser ingerido é a qualidade da dieta de cada pessoa”, afirma. Quanto menos alimentos compostos de água consumir, mas deve-se beber líquido. Quem tem uma dieta equilibrada em frutas e verduras está mais longe da desidratação. No entanto, os que preferem chás ou sucos podem ficar tranquilos, pois eles também servem para repor a água nas células. “O único cuidado a se tomar é com bebidas de alto teor calórico, com conservante e sódio em excesso, como é o caso dos sucos de caixinha e do refrigerante”, alerta Viena.

Praticantes de atividade física intensa podem consumir isotônico. A bebida, além de hidratar, é hidroeletrolítica, ou seja, repõe nutrientes. A constituição é parecida com as dos fluidos corporais e, por isso, garante a reposição de energia de maneira rápida e eficiente. Mas, atenção, não é o caso de aposentar a água. “A indicação é para atividades acima de uma hora, em que há perda de minerais. Se o praticante faz exercício leve e de duração menor, a água já é suficiente para reidratar o organismo”, orienta o professor de nutrição Alan Ferreira, da Universidade de Brasília (UnB). Se o exercício demanda mais energia do corpo, as reservas de nutrientes e minerais caem. A água já não é suficiente, pois vai diluir cada vez mais o sangue, então desportista pode começar a sentir tonturas por conta do desequilíbrio de substâncias no corpo.

A função dos isotônicos é repor eletrólitos que foram eliminados por meio do suor durante a malhação, entre eles estão o sódio e o potássio. A bebida também aumenta a quantidade de água e glicose no organismo, o que ajuda a evitar a fadiga muscular e a hipoglicemia. Porém, os esportistas hipertensos devem consultar um profissional antes de optar pelo isotônico. “Se esse for o caso, basta o paciente optar por um produto com baixo teor de sódio. Afinal, é um eletrólito que participa das funções vitais — este elemento químico só é ruim se consumido em excesso”, ressalta o professor. A água de coco não é indicada durante atividades intensas por ser hipertônica, ou seja, contém mais eletrólitos do que o necessário, dificultando a absorção de líquidos.

A servidora pública aposentada Sônia Tabet, 62 anos, assim como Isabela, sente pouca sede. Quando sente, opta por chá ou água com gás. O primeiro é mais bem visto pelos nutricionistas, já que o segundo pode desencadear problemas por conta do sódio em excesso. Segundo os especialistas, a falta de sede pode ser explicada por questões hormonais e temperatura corporal. “Cada indivíduo funciona de um jeito diferente, a vontade de consumir líquido vai depender de estilo de vida (alimentação e atividade física), hormônios, temperatura corporal e até do clima da cidade em que vivem”, comenta Alan.

"A vontade de consumir líquido vai depender de estilo de vida, hormônios, temperatura corporal e até do clima"
Alan Ferreira, professor de nutrição da Universidade de Brasília (UnB)

As diferenças

Hipotônico
O prefixo hipo quer dizer menos. Se uma bebida é classificada como hipotônica significa que ela é mais diluída do que os fluidos do seu corpo. Indicadas para atividades em que os atletas precisem se reidratar rapidamente sem grande perda de carboidratos. É o caso da água.

Isotônico
Os isotônicos têm a mesma concentração de nutrientes que os fluidos do corpo, são absorvidos na mesma velocidade que água, além de recompor substâncias importantes durante a atividade física.

Hipertônico
Bebidas hipertônicas são aquelas mais concentradas do que os fluidos do corpo, por isso demoram mais para serem absorvidas pelo organismo. Normalmente, são indicadas após atividades físicas para aumentar o níveis de glicogênio (energia nos músculos) e repor a glicose do sangue. Exemplos: bebidas energéticas como refrigerantes, sucos e água de coco.