Fazer exercícios na gravidez reduz risco da 'síndrome do bebê grande'

Necessidade de partos cesarianos caiu 34% entre as gestantes que fizeram exercícios moderados

por AFP / Relaxnews 18/07/2013 13:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Marilyn Barbone/shutterstock.com
Antes de iniciar um programa de exercícios, é importante conversar com o médico sobre os riscos da gravidez (foto: Marilyn Barbone/shutterstock.com)
Um estudo concluiu que exercícios com intensidade moderada três vezes por semana, durante os dois últimos trimestres de gravidez, diminuem o risco de o bebê nascer com excesso de peso - ou macroscomia. Conhecida como "síndrome do bebê grande", o problema acontece quando um recém-nascido pesa mais de quatro quilos, o que pode exigir um parto com cesariana.

Estas são as conclusões de um estudo liderado por Rubén Barakat, da Universidade Politécnica de Madri, Alejando Lucía, da Universidade Europeia de Madri, e Jonatan Ruiz, da Universidade de Granada. Eles aplicaram séries programadas de exercício em 510 mulheres grávidas e sedentárias, que se exercitaram por 20 minutos três vezes pos semana.

O programa seguiu com 55 minutos de exercícios aeróbicos, de musculação, força e flexiilidade, três vezes por semana, entre as semanas 10 e 12 de gestação, atá as semanas 38 e 39. Os resultados mostraram que, enquanto os exercícios não diminuem o risco de diabetes mellitus gestacional, eles reduzem os riscos de macrosomia (em até 58%) e a necessidade de partos cesarianos (que caíram 34%).

As conclusões do estudo, anunciadas na terça-feira, foram publicadas no British Journal of Sports Medicine. Antes de iniciar um programa de exercícios, é importante conversar com o médico sobre os riscos da gravidez. A Mayo Clinic, nos EUA, atenta para o fato de que, para a maioria das grávidas, pelo menos 30 minutos de exercícios moderados são recomendados. Caminhada é uma boa atividade para iniciantes. Outras boas opções: natação, exercícios aeróbicos de baixo impacto e ciclismo em bicicletas ergométricas.

Um estudo de 2011 concluiu que mulheres que ganham muito peso durante a gravidez tendem a ter bebês com mais gordura corporal, independentemente do peso da mãe antes da gestação.