Fundação Hemominas cria ação nas redes sociais para incentivar doação de sangue

Hemocentros registram queda de doações no inverno

09/07/2013 09:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Jair Amaral/EM/D.A Press
Campanha alerta para a necessidade do ativismo virtual partir para a ação real. No inverno, com o aumento de casos de gripe, cai o número de doadores aptos nas unidades de coleta (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Uma pesquisa recente mostrou o poder das redes sociais para facilitar a captação de órgãos e aumentar o número de vida salvas por transplantes (clique aqui para saber mais). A Fundação Hemominas, vinculada à Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, também aposta na facilidade de disseminação de informação pela rede para uma ação muito mais simples e igualmente importante: a doação de sangue.

Divulgação / Hemominas / Agência Perfil 252
(foto: Divulgação / Hemominas / Agência Perfil 252)
A Fundação criou uma ação no Facebook que pretende, ao mesmo tempo, provocar o ativismo virtual e chamar os usuários para praticar uma boa ação real. A ideia foi criar um post para ser compartilhado e um placar na página do Hemominas no Facebook. O placar compara quantas pessoas compartilharam e quantas doaram sangue, para mostrar que é importante divulgar entre os amigos, mas também partir para a doação em si.

Todas as manhãs, as unidades de coleta do Hemominas mandam os dados do dia anterior para atualização do número de doadores na página. Já os compartilhamentos são atualizados em tempo real. No final do mês, um infográfico vai comparar a diferença entre ações virtuais e reais. Acesse a página do Hemominas: www.facebook.com/hemominas

Redução de doações
No inverno, as doações de sangue diminuem por dois motivos:
-quem está gripado não pode doar, e nesta época as baixas temperaturas favorecem o aumento do número de casos da doença;
-e quem se vacinou contra a gripe também não pode doar por pelo menos quatro semanas.

Daí a necessidade de mais candidatos a doadores, para evitar a baixa nos estoques. A Fundação Hemominas precisa também reforçar o número de bolsas dos tipos sanguíneos com Rh Negativo. Por serem mais raros, a unidade recebe um número menor de doações.

Para doar sangue, é necessário: ter boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 10 anos de idade, e não ter doença de Chagas. O doador não pode ter tido gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação. As mulheres podem doar mesmo se estiverem menstruadas ou em uso de anticoncepcionais. Mas não podem doar se estiverem grávidas ou em período de amamentação. Outros critérios serão avaliados durante a triagem clínica.

O candidato a doador também deve apresentar um documento oficial com foto e dentro do prazo de validade. Quem não puder doar na primeira tentativa, por estar gripado, por exemplo, pode voltar em outra oportunidade. Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue basta acessar o site da instituição: www.hemominas.mg.gov.br

Divulgação / Hemominas / Agência Perfil 252
Placar compara o número de compartilhamentos com o número de doações nos hemocentros em cada dia (foto: Divulgação / Hemominas / Agência Perfil 252)