Hemorroidas acometem 30% da população adulta e ninguém quer falar sobre o assunto

Entre as mulheres, aparece particularmente durante a gravidez e depois do parto

por Estado de Minas 30/05/2013 08:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Ilustração: Estado de Minas
É recomendável estabelecer uma rotina para ir ao banheiro, visando um hábito intestinal regular (foto: Ilustração: Estado de Minas)
Falar sobre hemorroidas tornou-se tabu. As pessoas não se sentem confortáveis em conversar sobre um problema mais comum do que se imagina: acomete, em algum grau, cerca de 30% da população adulta. Entre as mulheres, aparece particularmente durante a gravidez e depois do parto. Para que não faltem informações sobre as hemorroidas, o gastroenterologista Silvio Gabor tira as principais dúvidas que costumam surgir no consultório. Não tenha vergonha de ler.

  • Pare de ler no banheiro
As hemorroidas são o resultado de um aumento da pressão nos vasos do ânus. Eles incham, tornando-se dolorosos, especialmente quando o paciente está sentado. Os especialistas concordam que sentar-se por um longo período, especialmente no vaso sanitário, pode causar ou agravar as hemorroidas.

  • Use papel higiênico úmido depois da evacuação
A melhor maneira de evitar que tecidos já inflamados fiquem ainda mais irritados é limpá-los com um papel higiênico úmido ou, melhor ainda, com lenços umedecidos. Não use lenços higiênicos que contenham álcool ou fragrâncias. Em caso de grave desconforto, colocar uma bolsa de gelo ou compressa fria por dois minutos pode ajudar a reduzir o inchaço.

  • Faça banhos de assento
Para aliviar o desconforto causado pelas hemorroidas, o paciente deve fazer dois ou três banhos de assento em água morna por dia, com duração de cinco a 10 minutos. Isso ajuda a manter a área limpa e pode aliviar a dor e a coceira. Depois do banho, use um tecido suave para secar a área.

  • Quando precisar ir ao banheiro, vá

Reter as fezes por muito tempo pode levar ao aumento da pressão sobre os vasos enfraquecidos. É recomendável estabelecer uma rotina para ir ao banheiro, visando um hábito intestinal regular.


  • Aumente o consumo de fibras
A melhor maneira de prevenir as hemorroidas é evitar a constipação, que pode causar tensão e feridas com a saída de fezes duras. Para isso, é importante beber muito líquido (cerca de 35ml por quilo de peso por dia), incluindo um copo de água assim que se levanta, e aumentar lentamente a quantidade de fibras na dieta, adicionando frutas, legumes, feijões e cereais integrais.

  • Mova-se mais, sente-se menos
Manter-se ativo ajuda a prevenir a constipação e reduz a pressão sobre os vasos, que pode ocorrer depois de longos períodos de pé ou sentado. O exercício regular também pode ajudar o paciente a perder o excesso de peso que pode contribuir para aumentar as hemorroidas.

  • Considere o tratamento cirúrgico
Alguns dos procedimentos menos invasivos disponíveis são a ligadura elástica, a fotocoagulação e a desarterialização hemorroidária transanal guiada por doppler (THD), realizada sem corte, que apresentam baixo risco de complicações, permitindo a alguns pacientes voltar para casa no mesmo dia.