Raja ioga ensina controlar a mente para viver em harmonia

As sessões dessa modalidade são focadas na meditação para que os participantes consigam alcançar cada vez mais a paz interior

por Sara Lira 06/05/2013 15:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Beto Magalhaes/EM/D.A Press
No domingo (28/04) dezenas de pessoas estiveram na Praça do Papa para um momento de meditação em busca da paz (foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press)
Muito se fala sobre técnicas orientais como meditação, terapias e outras modalidades que buscam melhora mental e física. A ioga, por exemplo, é uma técnica milenar que faz muito sucesso em várias partes do mundo, mas uma especialidade dela que tem ganhado cada vez mais adeptos é a raja ioga. Uma das difusoras da técnica é a indiana Sister Vedanti, de 68 anos. No último final de semana de abril ela esteve em Belo Horizonte, onde falou sobre paz interior e realizou um momento de meditação na Praça do Papa. Segundo ela, a diferença da raja ioga é que o indivíduo a faz para aliviar a tensão do dia a dia sem perder o contato com Deus. “É como se você fosse um rei, você relaxa, você se lembra de Deus”, sintetiza.

Ela é diferente da ioga mais conhecida, que pretende ajudar na flexibilidade corporal, chamada de hata ioga. “Na hata, a pessoa tem que ser muito estrita com o corpo, ela é buscada mais para a saúde. Mas no mundo hoje falta paz. As pessoas a buscam, mas fazem tudo com estresse. Por isso, a raja as ensina a fazer o que fazem normalmente, mas sem tensão. Ela ensina o controle da mente,otreinamento do pensamento positivo e ao mesmo tempo você se lembra de Deus”, diz Sister, que atua na raja ioga há 47 anos. Ela é formada em filosofia e psicologia.

As sessões dessa modalidade são focadas na meditação para que os participantes consigam alcançar cada vez mais a paz interior. Na opinião de Sister, atualmente, as pessoas estão muito apegadas, seja a coisas materiais, a pessoas, posições sociais, entre outros, e isso gera muito sofrimento e tensão. É justamente nesse ponto que a raja ioga pode ajudar, uma vez que ela traz equilíbrio emocional e consciência para saber discernir o que é realmente importante.

HÁBITOS RUINS
As pessoas têm buscado cada vez mais a paz interior, mas muitas vezes enfrentam dificuldades nessa caminhada. “Muito se fala sobre paz, mas não adianta só falar, tem que vivê-la. As pessoas estão sedentas por isso, mas não sabem como procurar”, afirma. Para ela, a vida funciona de forma simples e quem a complica são as próprias pessoas. “O que complica é que as pessoas se apegam a tudo. Elas têm e convivem com hábitos ruins e não se permitem viver em paz.” E a simplicidade de Sister é notada até na hora de dar conselhos para quem está passando por algum problema. “Muitas vezes, nós mesmos criamos nossos problemas e se eles vêm temos que enfrentá-los. Se ficar só falando e reclamando, eles vão ficar ainda maior”, diz.

Beto Magalhaes/EM/D.A Press
"Muito se fala sobre paz, mas não adianta só falar, tem que vivê-la. As pessoas estão sedentas por isso, mas não sabem como procurar" - Sister Vedanti, diretora regional Brahma Kumaris na África (foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press)


Para Sister, a principal forma de alcançar paz e satisfação interiores é buscando Deus. “Precisamos procurá-lo porque viemos dele. É como se ele fosse diretor de uma peça e nós os atores. E em uma peça os atores não deixam de conversar com o diretor, pois se fizerem isso estão dando atenção para o ego e esquecendo o principal”, diz. Ela destaca que a raja ioga não tem relação com religião, da mesma forma que o Deus frisado por ela também não. “As pessoas criam crenças em suas próprias ideias. Deus é um poder espiritual e se as pessoas pensam que ele é religião estão erradas. Ele é luz e ele não tem nadaaver com religião”, opina. Ela ressalta que para ter uma vida mentalmente mais saudável é necessário mudar um estilo de vida estressante e pensar um pouco em si. “Por exemplo, antes de trabalhar você pode meditar um pouco. Você já começa o dia mais feliz. Normalmente, as pessoas começam o dia vendo TV, lendo jornais e aquilo vai sobrecarregando a mente da pessoa. Isso não é bom. Além disso, dividir a carga com os outros é importante. Ter momentos com a família, comer em paz, fazer exercícios. Já no fim do dia, fazer outra meditação cria uma boa vibração para que você vá dormir em paz”, destaca a indiana.

E engana-se quem pensa que, por ter como objetivo a busca pela paz interior de cada pessoa, a raja ioga seja uma técnica que não pense no coletivo.“Tem a ver como individual, mas você inclui pessoas na prática também”, afirma Vedanti. E com esse intuito, a organização Brahma Kumaris dá cursos sobre essa modalidade oriental. A instituição está presente em mais de 100 países e dá aulas sobre raja ioga, além de oferecer palestras sobre conhecimento interior. Só no Brasil existem 24 sedes da organização – sendo três em Minas: Belo Horizonte, Araguari, no Triângulo Mineiro, e Ouro Preto, na Região Central. Todas as atividades são gratuitaseaorganização se mantém com a ajuda de voluntários. Sister Vedanti é diretora regional do Brahma Kumaris na África.

A coordenadora do Brahma Kumaris em BH conta que conheceu a raja ioga em 1990 e fala sobre sua experiência pessoal. “Eu não era infeliz, mas no meu íntimo sentia que faltava algo e a meditação abriu esse espaço que era inacessível em mim. À medida que você explora isso, você e leva a consciência para entender esse deus”, diz.