Congestionamentos começam a trazer problemas de saúde para motoristas não profissionais

Desgaste nas articulações dos joelhos e dos tornozelos e tendinites provocadas por movimentos repetitivos são os problemas mais comuns

por Estado de Minas 01/05/2013 12:50

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Beto Novaes/EM/D.A Press
Alguns cuidados simples podem ajudar a prevenir dores no corpo (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Os congestionamentos nas grandes cidades, que tem levado os donos de carro a dirigir por muitas horas seguidas, começam a trazer para os motoristas problemas de saúde até então frequentes em taxistas e caminhoneiros. É o caso do desgaste nas articulações dos joelhos e dos tornozelos e tendinites provocadas por movimentos repetitivos. O ortopedista Agnaldo de Oliveira Júnior, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, esclarece que a culpa é de ações simples como mudar de marcha, acelerar, pressionar a embreagem e frear.

Para quem não tem alternativa, pois precisa enfrentar diariamente o trânsito, alguns cuidados simples podem ajudar a prevenir dores no corpo, que podem surgir depois de horas ao volante, e o surgimento de problemas mais sérios.

  • Mantenha sua coluna bem posicionada. O ideal é que o banco ofereça uma posição confortável para a lombar, evitando problemas futuros ou agravando os já existentes.

  • Caso o assento do automóvel não ofereça o conforto desejado, uma opção é usar alguns artifícios para melhorar a postura, entre eles o rolo lombar, uma toalha enrolada ou uma almofada. O objeto deve ficar entre o banco e as costas, na altura da terceira vértebra lombar, acima da bacia. Os acessórios são considerados eficazes, pois possibilitam o ajuste conforme a necessidade de cada corpo.

  • Fique atento à distância entre o banco e o volante. Sempre que necessário, faça ajustes para que a carga, ao usar os pedais, não seja transmitida para a coluna lombar. Para não tencionar ombros e pescoço, os braços devem estar relaxados e com os cotovelos semiflexionados.

  • As pernas devem ficar paralelas. Dessa forma, não há o risco de comprometer a circulação sanguínea.

  • Aproveite o sinal vermelho para fazer movimentos, como alongamento. As ações possibilitarão o movimento da corrente sanguínea, além de aliviar a tensão dos músculos, articulações e nervos. Cuidados simples como esses melhoram a dor e evitam a falta de condicionamento físico.