Em busca de compreensão, marido registra luta da esposa contra o câncer

'As pessoas devem ouvir com mais atenção e carinho a história de quem passa ou passou por isso', afirma fotógrafo americano

27/04/2013 11:48

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Angelo Merendino / mywifesfightwithbreastcancer.com
No início do processo, o conforto recebido das pessoas próximas era muito maior, conta o fotógrafo (foto: Angelo Merendino / mywifesfightwithbreastcancer.com)

Quando o fotógrafo americano Ângelo Merendino conheceu Jennifer, pensou: “é ela!”. Foi a mesma sensação que seu pai teve quando conheceu sua mãe. Eles se casaram e levavam a vida de recém-casados, quando, cinco meses após o matrimônio, ela recebeu o diagnóstico de câncer de mama.

Ângelo conta que, no início, eles receberam muito apoio. Mas, com o passar do tempo – Jennifer lutou contra a doença durante cinco anos – amigos e parentes pareciam estar se afastando e evitavam saber as notícias daquela realidade.

Veja a galeria de fotos


Como cada pessoa busca sua maneira para enfrentar os desafios que se colocam, Ângelo resolveu fazer uma narrativa fotográfica, desde os primeiros momentos de casamento, passando pela rotina do tratamento e chegando aos momentos mais difíceis da doença. Ele não se furtou a registrar, inclusive, o fim.

Para o fotógrafo, as fotos buscam humanizar o câncer, com o objetivo de expandir a compreensão sobre esse drama. “As pessoas devem ouvir com mais atenção e carinho a história de quem passa ou passou por isso”, afirma.

Angelo Merendino / mywifesfightwithbreastcancer.com
Mais perto do fim, além do sofrimento causado pela doença, a solidão avançou. As fotos foram a forma encontrada pelo marido para ampliar a compreensão sobre o câncer e humanizar a doença (foto: Angelo Merendino / mywifesfightwithbreastcancer.com)

O fotógrafo diz que cuidar dela era primordial e fotografar era secundário, mas as fotografias ajudam a lembrar de uma história que foi, essencialmente, de amor. Ele relata ainda que, depois da divulgação das primeiras imagens, o apoio e carinho iniciais voltaram a ser colocados diante do casal. Jennifer morreu há um ano e meio.

Veja as fotos na galeria e conheça o site construído por Ângelo Merendino: “The Battle We Didn’t Choose – My Wife’s Fight Against Breast Cancer” (em português, “A batalha que não escolhemos - A luta da minha mulher contra o câncer de mama”) mywifesfightwithbreastcancer.com e a página no Facebook: www.facebook.com/pages/My-Wifes-Fight-With-Breast-Cancer