'Desafio da canela', moda entre jovens na web, faz mal aos pulmões

Partículas podem causar, três meses após inaladas, lesões graves na elasticidade do órgão

por AFP 23/04/2013 10:10

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Banco de Imagens/sxc.hu
A canela é um pó cáustico que não se dissolve, nem se degrada nos pulmões (foto: Banco de Imagens/sxc.hu)
O "desafio da canela" (cinnamon challenge), uma brincadeira de gosto duvidoso que virou febre entre jovens na internet - eles engolem uma colher de sopa cheia de canela em pó em um minuto - pode ser perigoso para a saúde, alertam pediatras americanos. Segundo um artigo publicado na edição online da revista Pediatrics, a canela é "um pó cáustico, composto de fibras de celulose, biorresistentes, que não se dissolvem, nem se degradam nos pulmões".

Estudos feitos em camundongos mostram que as partículas podem causar, três meses após inalada, lesões graves na elasticidade dos pulmões, que poderia provocar, inclusive, uma fibrose pulmonar. "Tentar engolir uma grande quantidade de canela seca representa um verdadeiro risco de ser aspirada", o que pode provocar inflamações pulmonares, pneumonias ou crises de asma", afirmaram.

O estudo diz que os centros de intoxicação americanos receberam 51 ligações em 2011 - depois que estes desafios viraram moda - e 178 no primeiro semestre de 2012, quando a mania se disseminou no YouTube. Nenhum dos jovens tratados sofreu graves consequências, diz o estudo.

"Mesmo sem termos registrado sequelas pulmonares confirmadas em humanos, é prudente advertir que o desafio da canela tem altas probabilidades de fazer mal aos pulmões", concluiu o estudo. Na internet podem ser encontrados milhares de vídeos que mostram jovens risonhos a ponto quase de engasgar e cuspir canela em pó. A brincadeira tem uma página na internet - cinnamonchallenge.com - criada para desaconselhar a prática.

No vídeo abaixo, três jovens tentam completar o desafio e sentem enorme desconforto: