Substância da pimenta pode ajudar a prevenir o câncer de próstata

Pesquisas dos Estados Unidos revelam que a capsaicina destrói as células que formam esse tipo de tumor maligno

por Agência Estado 10/04/2013 10:58

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Ascom EPAMIG/Ana Cristina Ajub
Atenção: não adianta aumentar a quantidade de pimenta ingerida diariamente, pois o excesso está ligado ao aumento dos casos de câncer de estômago em países como o México e a Índia (foto: Ascom EPAMIG/Ana Cristina Ajub )


Tem gente que não vive sem pimenta e não imagina mesmo saborear uma bela refeição se a comida não estiver bem condimentada. Em várias culinárias, principalmente nas comidas orientais, não pode faltar aquela pimentinha. Aqui mesmo no Brasil, a tradicional e internacional cozinha baiana é o exemplo de que pratos apimentados podem ter um sabor especial e conquistar os paladares de gente do mundo todo.

Só que agora, pesquisas feitas por cientistas dos laboratórios do Cedars-Sinai Medical Center, nos Estados Unidos, mostram que a pimenta possui uma substância, chamada capsaicina, que pode ajudar no combate ao câncer de próstata. As pesquisas desenvolvidas revelam que a capsaicina destrói as células que formam esse tipo de tumor maligno.

Os pesquisadores informaram que em experiências feitas com ratos em laboratórios, a substância reduziu drasticamente a quantidade de proteína encontrada nas células cancerígenas. Segundo os cientistas, a partir dessa descoberta, a idéia é utilizar a capsaicina encontrada nas pimentas, na fabricação de medicamentos que possam auxiliar na prevenção e até na cura deste tipo de câncer.

Mas os médicos fazem um alerta: não adianta a pessoa aumentar a quantidade de pimenta ingerida diariamente, pois o excesso do alimento está ligado ao aumento dos casos de câncer de estômago em países como o México e a Índia, onde a pimenta é muito utilizada. O melhor meio de se prevenir atualmente do câncer de próstata, ainda é diminuindo a ingestão de gorduras, carnes vermelhas e embutidos.