Cogumelo é saboroso e saudável

Eles possuem vários nutrientes e vitaminas como a B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), vitamina C (ácido ascórbico), vitamina D,cálcio, potássio, iodo, sódio e fósforo

por Agência Estado 04/04/2013 10:42

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pedro Motta/Esp. EM
Shimeji está entre os cogumelos que são fontes de nutrientes essenciais na alimentação humana (foto: Pedro Motta/Esp. EM)

Os cogumelos são uma espécie de fungos e são encontrados em vários tipos no Brasil, como o champignon tradicional e os do tipo hiratake, shimeji, shitake, funghi secchi, agaricus blazei e agaricus brasiliensis, conhecido como cogumelo do sol.

O tradicional champignon, utilizado em pratos como o estrogonofe tem um sabor suave, já o shimeji e o shitake utilizados na culinária japonesa, tem um sabor mais forte. O funghi secchi é o cogumelo seco, de origem italiana e é muito usado em risotos e molhos.

Os cogumelos possuem vários nutrientes, como carboidratos, proteínas, gorduras. Tem ainda concentrações de vitaminas e sais minerais, como: vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), vitamina C (ácido ascórbico), vitamina D,cálcio potássio, iodo, sódio e fósforo.

Existem estudos para apontar se alguns tipos de cogumelos, como o shitake, possuem propriedades de reforçar o sistema imunológico e contribuir para a redução dos níveis de colesterol no sangue, mas ainda não se chegou a uma conclusão. De qualquer forma, o cogumelo é uma boa e saudável fonte de nutrientes e deveria fazer parte constante da alimentação humana.