Obesidade também pode causar esteatose hepática

Também conhecida como gordura no fígado, a doença é mais relacionada ao consumo excessivo de álcool

por Agência Estado 01/04/2013 10:31

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Antigamente costumava-se atribuir a esteatose hepática, também conhecida como gordura no fígado, como uma consequência do consumo excessivo de álcool. Mas existe também a esteatose não alcoólica, gerada pela obesidade.

Geralmente, a doença não apresenta sintomas e só é descoberta através de exames de ultrassom. Quando há sintomas, são eles: barriga inchada, cansaço, dor de cabeça, enjoo, vômito, cor amarelada nos olhos e na pele.

Obviamente, manter o peso sob controle é o melhor tratamento. Quem possui um fígado gordo deve eliminar alimentos gordurosos, principalmente os que contenham gorduras saturadas ou trans. O ideal é fazer uma dieta tendo como base o leite desnatado, queijos e carnes magras. Frutas, verduras e legumes, que são excelentes fontes de fibras, devem passar a fazer parte da dieta, pois diminuem a absorção de gorduras. O álcool e o fumo também devem ser cortados.

O acumulo de gordura no fígado não é uma doença grave, mas quando não é tratada, pode se transformar em uma cirrose. O médico nutricionista deve ser imediatamente procurado para dar início ao tratamento.