Pesquisadora de Montes Claros elabora cartilha para combater obesidade em crianças e adolescentes

A cidade do Norte de Minas tem 18,5% de alunos entre 10 e 19 anos com sobrepeso. A média é superior à do Estado

por Luiz Ribeiro 01/04/2013 10:44

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Solon Queiroz/EM/DA Press
Cauã, de 10 anos, foi levado pela mãe a uma nutricionista: recomendação de dieta balanceada (foto: Solon Queiroz/EM/DA Press)
A obesidade entre adolescentes, um problema nacional, é preocupação também em Montes Claros, no Norte de Minas. Um estudo da professora e nutricionista Lucinéia de Pinho, como parte de doutorado na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), acendeu o alerta na cidade: pesquisa realizada durante dois anos com 600 alunos de escolas públicas do município, com idade entre 10 e 19 anos, apontou que 18,5% dos estudantes estão acima do peso. O índice é alto se comparado a dado de 2012 da Secretaria de Estado da Saúde, segundo o qual, 15,1% dos jovens mineiros nessa faixa de idade estão com sobrepeso.

“O resultado demonstra que o problema da obesidade afeta crianças e adolescentes de todas as classes econômicas”, diz Lucinéia Pinho. No estudo, foram avaliados o estado nutricional, os hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos por parte dos adolescentes. “Observamos baixo conhecimento dos alunos sobre frutas e verduras”, informa a professora Ana Cristina Botelho, que acompanhou o estudo na condição de orientadora da tese de doutorado. Lucinéia acrescenta que maus hábitos alimentares ficaram evidenciados. “Além de baixo consumo de frutas e verduras, constatamos consumo excessivo de alimentos com alto teor de açúcar, carboidratos e gordura”, disse. “Associado a isso, o sedentarismo, com excesso de tempo gasto no computador e em jogos eletrônicos, leva ao baixo gasto energético e, consequentemente, à obesidade”, diz.

Os problemas apontados no estudo são verificados na prática pela nutricionista Wanessa Casteluber Lopes, que trabalha em um posto de saúde de Montes Claros. “Há 20 anos, o índice de obesidade na adolescência era muito pequeno. Acredito que girava em torno de 1%”, diz. A dona de casa Graziene Mendes Aguiar, por sua vez, tenta mudar os hábitos do filho Cauã, de 10 anos. Graziene conta que levou o filho a uma nutricionista, que recomendou uma dieta balanceada para a criança, que ela tenta seguir. “Se Deus quiser, ele vai chegar ao peso ideal”, diz ela, que pretende matricular o filho numa escola de natação.

Medidas

A nutricionista Lucinéia de Pinho ressalta que o combate à obesidade infanto-juvenil passa pelo trabalho de orientação dos pais em relação aos hábitos alimentares e práticas de atividades físicas por parte de seus filhos. Essa orientação, ela defende, deve envolver nutricionistas e todos os profissionais da saúde, desde médicos, enfermeiros, dentistas a agentes comunitários de saúde. Durante o seu estudo, Lucinéia elaborou uma cartilha sobre os bons hábitos alimentares e medidas para se evitar o excesso de peso. “A ideia é orientar os profissionais de como deve ser orientada a alimentação saudável, conforme as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde”, conta.

DICAS PARA MUDAR OS HÁBITOS DAS CRIANÇAS
:

  • Evite comprar refrigerante, que é o grande vilão da alimentação

  • Não estoque em casa biscoitos recheados, guloseimas, balas, doces, chocolates

  • Não é preciso ser radical. Permita essas guloseimas no fim de semana, mas que seja exceção e não hábito

  • Pratique atividade física aeróbica pelo menos três vezes por semana. Com o tempo, a criança vai tomar gosto

  • Procure uma atividade que seja feita em grupo. A interação com outras crianças incentiva a prática

  • Incentive hábitos alimentares saudáveis desde o nascimento

  • A escola é uma extensão da casa, por isso esforce-se para preparar o lanche do seu filho. Priorize frutas, sanduíche natural, barrinha de cereal e suco natural. Assim ele evita comprar alimentos calóricos na cantina