Deterioração da memória pode ser evitada com boas noites de sono

por Agência Estado 20/03/2013 09:14

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Leandro Couri/EM/D.A Press
Acupuntura pode ajudar a resolver problemas de insônia e também melhorar a qualidade do sono (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)


A deterioração da memória é inevitável conforme envelhecemos. No entanto, um estudo da University of California, em Berkeley afirma que noites bem dormidas evitam esse desgaste natural. Pessoas que sofrem de insônia estão mais suscetíveis a terem esse processo acelerado.

Porém, as mudanças ocorridas no cérebro ao longo da idade influem na qualidade do sono profundo. Ele vai ficando mais leve e, com isso, o órgão diminui a sua capacidade de aprender e armazenar memória. Os pesquisadores acreditam até que essa deficiência está ligada ao surgimento do Mal de Alzheimer.

Para amenizar esse problema e melhorar a qualidade do sono ao longo dos anos, cientistas vêm desenvolvendo técnicas para uma noite perfeita. Durante a noite, a ciência descobriu que é possível melhorar o desempenho do sono estimulando a região certa do cérebro com eletricidade durante a noite. Outra sugestão é fazer meditação antes de dormir. A prática ajuda a relaxar o corpo e a mente.