Os caminhos da fé nos circuitos históricos de Minas Gerais

A semana santa nas cidades mineiras é uma das mais belas representações religiosas do país e atrai visitantes de todas as partes. Nesta primeira edição do Rotas de Minas, preparamos um roteiro que vai conciliar a devoção com opções de lazer e gastronomia nos belos circuitos turísticos do estado para você rezar, comer e amar.

por Teresa Caram Gustavo Werneck 31/03/2017 07:10
Fé, paixão e arte nas veias das rotas mineiras. Minas são muitas, são montanhas e vales. Minas são rios, cachoeiras e lagos. Minas são várias
Minas são tantas que vale uma série de cadernos especiais para mostrar a riqueza das manifestações culturais, religiosas, os roteiros turísticos, o artesanato produzido aqui e a gastronomia apreciada no mundo todo. Para mostrar cada circuito desta terra que encanta, o Estado de Minas vai produzir nos próximos meses o especial Rotas de Minas.
 
Beto Novaes/EM
Anjos anunciam a ressurreição em celebrações por todo o estado (foto: Beto Novaes/EM)
Nesta primeira edição, o destaque é a semana santa em Minas. O estado tem a maior população católica do Brasil e revive, nos quatro cantos, todo o sofrimento de Jesus: do calvário à crucificação e, depois, a ressurreição. Rumo ao interior, especialmente nas cidades históricas, como Ouro Preto, Diamantina e São João del-Rei, é que se vê a força das tradições católicas – costumes preservados desde a época do período colonial. Mas outras cidades também têm programação intensa na semana santa, a exemplo de Araxá, Poços de Caldas, Santo Antônio do Monte e Pitangui.
 
Beto Novaes/EM
Representação dos Passos da Paixão, em Congonhas (foto: Beto Novaes/EM)

Viagem interior 

 

Gladyston Rodrigues/EM
Tapetes de serragem nas ruas históricas de Ouro Preto (foto: Gladyston Rodrigues/EM)

“É uma viagem interior em todos os sentidos: interior de Minas, do Brasil e de si mesmo. Aqui em Minas eu me reencontro, me fortaleço e recarrego as energias.” A fala da professora aposentada Magna Rambo, de Brasília, é a mesma de outros milhares de fiéis que visitam Minas no feriado religioso. Eles buscam nesta data o contato direto com o divino e não se cansam em acompanhar o ritual religioso em procissões luminosas por ruas e vielas estreitas das cidades históricas ao som de cânticos melancólicos intercalados pelas badaladas dos sinos das igrejas barrocas.
 
 
Marcos Michelin/EM
Passos da paixão, do mestre Aleijadinho, em Congonhas (foto: Marcos Michelin/EM)
A representação do ritual religioso é acompanhada de perto por turistas que aproveitam o feriado prolongado para também conhecer os atrativos naturais de cada região do estado, como montanhas, cachoeiras, parques, trilhas, águas termais, o artesanato, a gastronomia e a hospitalidade mineira.
 
Beto Novaes/EM
Cachoeira dos cristais, em Diamantina (foto: Beto Novaes/EM)
 

Mais informações sobre semana santa em Minas: https://www.turismo.mg.gov.br
 
Beto Novaes
(foto: Beto Novaes)

MAIS SOBRE ROTAS DE MINAS