Fortuna apresenta no Teatro Bradesco o show 'Novos mares'

'É um espetáculo que permite o encontro de várias culturas', comenta a cantora e compositora

por Redação EM Cultura 06/10/2017 09:34
Gal Oppido/Divulgação
Na apresentação, cantora relembra a saga dos judeus sefarditas. (foto: Gal Oppido/Divulgação )

Com repertório inspirado no cancioneiro ladino – música dos judeus de Sefarad, a Península Ibérica –, a cantora e compositora Fortuna se apresenta sábado (7/10), no Teatro Bradesco. ''É um show lindo e exótico, que permite o encontro de várias culturas'', explica ela. O espetáculo integra a programação do Jazz Festival Brasil.

Com base no repertório do disco Novos mares – Alepo – Sefarad – Olinda, Fortuna resgata sonoridades, melodias e tradições judaicas, destacando raízes musicais oriundas do Mediterrâneo, África do Norte e do Oriente Médio.

O show começa com uma homenagem à cidade síria de Alepo, passa pelo canto gregoriano e chega ao Brasil. ''Sou judia, vivo em São Paulo há anos e me considero muito espiritualizada. No início da apresentação, volto às minhas origens e à memória afetiva de meu pai, nascido em Alepo'', explica Fortuna. ''Vejo no meu trabalho a importante missão de resgatar as raízes que ficaram esquecidas e, ao mesmo tempo, reaproximar da fé judaica os judeus espalhados pelo mundo.''

Novos mares trata a fundo questões ligadas ao amor e à sensibilidade, diz ela. ''O jazz me permite experimentar isso muito bem. Conto histórias de judeus que saíram de sua terra fugindo da Inquisição, em busca de novos mares e de um novo mundo'', explica.

Das 12 faixas do disco, Fortuna elege Branca Dias como sua favorita. ''Gosto de conversar com o público e propor reflexões. Essa canção, por exemplo, narra a trajetória de uma mulher sefardita que tenta provar a sua essência, mesmo longe de seu povo. Perseguida pela Inquisição, ela fugiu da Península Ibérica para Olinda, em Pernambuco. É um relato que me emociona'', conta ela.

JAZZ FESTIVAL BRASIL

Show da cantora e compositora Fortuna. Teatro Bradesco, Rua da Bahia, 2.244, Lourdes, (31) 3516-1360. Sábado (7/10), às 21h. R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia).

MAIS SOBRE MUSICA