Festival Mimo vai a Tiradentes e Ouro Preto

Evento dedicado à música instrumental terá shows nas cidades históricas entre quinta e sábado. Apresentações serão em igrejas e teatros

por Márcia Maria Cruz 27/09/2017 08:46
Mimo/Divulgação
Ala.ni faz shows em Ouro Preto e Tiradentes (foto: Mimo/Divulgação)
Igrejas históricas de Ouro Preto e Tiradentes recebem os primeiros concertos do circuito nacional do Mimo Festival.
Além das cidades mineiras, o evento será realizado em Paraty (RJ), Olinda (PE) e Rio de Janeiro, depois de ter levado artistas brasileiros a Glasgow, na Escócia, e a Portugal. Com atrações internacionais da música instrumental, as apresentações em Ouro Preto serão na sexta e no sábado (29 e 30) e, em Tiradentes, na quinta e na sexta (28 e 29). O evento traz a londrina Ala.ni, a francesa Anne Paceo e os músicos brasileiros Zé Nogueira e Arthur Dutra.

Também apresenta os vencedores do prêmio Mimo Instrumental realizado em agosto, Andre Siqueira e Thiago Almeida, que fazem, respectivamente, os concertos de abertura nas duas cidades. André se apresenta na Igreja São João Evangelista, em Tiradentes, e Thiago na Igreja do Rosário, em Ouro Preto. “São atrações internacionais que ainda não se apresentaram no Brasil”, destaca a idealizadora do festival, a diretora-geral da Lu Araújo Produções, Lucineide Lucas de Araújo.

Embora acolha outros gêneros musicais, o festival foi idealizado para dar visibilidade à música instrumental. “O festival nasceu para ser espaço de qualidade para a música de qualidade. Valorizamos o patrimônio histórico e temos a educação musical como pilar”, diz. Com o objetivo de formar público, revela paisagens musicais de outras partes do mundo. “Convidamos as pessoas a sair dos seus universos musicais para conhecer outros ambientes sonoros.”

Destaque em premiações internacionais, Anne Pace se destaca como baterista. “Geralmente, são músicos homens que ocupam essa função. Ela é uma artista conceitual, que traz novidades para o jazz, uma mistura com a música pop”, afirma. Com quatro álbuns, a artista conquistou os prêmios Django de Ouro de novo talento (2010), dois Victoires du Jazz (2011 e 2016). “Estamos adorando trazer a Anne pela primeira vez ao Brasil. Ela faz um som experimental, etéreo.”

Londrina de origem caribenha, Ala.ni tem voz que remete às cantoras americanas das décadas de 1940 e 1950, dialogando com divas como Billie Holiday e Judy Garland, por sua interpretação refinada. “É uma mulher muito ativa, com uma voz linda, nos lembra um anjo cantando”, afirma, acrescentando que surpreendeu na apresentação do Mimo em Portugal. “Ela não era a atração principal, mas foi um dos concertos mais importantes pela qualidade do trabalho.”

Os espaços onde os concertos são realizados contribuem para a aura sofisticada das apresentações. Durante o festival, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja do Carmo e a Igreja do Rosário, em Ouro Preto, recebem iluminação especial. A Casa da Ópera de Vila Rica, hoje Teatro Municipal Casa da Ópera, o mais antigo teatro em funcionamento das Américas, receberá a francesa Anne Paceo. “Os concertos são muito especiais para quem assiste e também para quem interpreta. Os artistas saem tocados depois das apresentações. Eles têm oportunidade de conhecer cidades para além de Rio de Janeiro e São Paulo”, afirma Lucineide.

TIRADENTES

» 28/9
19h30 – André Siqueira, na Igreja São João Evangelista
21h – Zé Nogueira & Arthur Dutra, com Bruno Aguilar, na Igreja Matriz de Santo Antônio

» 29/9
19h30 – Anne Paceo, na Igreja São João Evangelista
21h – Ala.Ni, na Igreja Matriz de Santo Antônio

OURO PRETO

» 29/9
19h30 – Thiago Almeida, no Teatro Municipal Casa da Ópera
21h – Zé Nogueira & Arthur Dutra, com Bruno Aguilar, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar

» 30/9
21h – Ala.Ni, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo
22h – Anne Paceo, no Teatro Municipal Casa da Ópera

Mais informações: mimofestival.com

MAIS SOBRE MUSICA