Fernando Grecco lança primeiro trabalho autoral, o EP 'Repente da Palavra'

Idealizador do selo e produtora Borandá apresenta canções autorais em seu primeiro EP

por Márcia Maria Cruz 28/08/2017 10:03
arita de Souza/Divulgação
(foto: arita de Souza/Divulgação)

“Eis que, no princípio, era palavra e homem desandou a prosear, inventando sentidos, buscando desvendar a vida, o amor e o medo”. Os versos da canção Repente da Palavra definem bem o desejo do músico Fernando Grecco, que lança o seu primeiro EP que recebe o mesmo nome da canção. As quatro canções passeiam por diversos ritmos, flertando com o baião, a música popular brasileira e até mesmo uma música mais dançante.

Ao lançar em 2009 o selo Borandá, Fernando deu vida a obras de artistas como Chico Saraiva, Marcelo Pretto, Swami Júnior, Ná Ozzeti, Antonio Loureiro, Dani Gurgel, Toninho Ferragutti e Bebê Kramer. Fernando não pretende deixar a produção musical, mas no momento pretende se dedicar à carreira como “cantautor.” “Gravar é um desejo de sempre.Toco desde os meus 13 anos”. 

O lançamento do EP aconteceu nas plataformas digitais como iTunes e Youtube. “Quis fazer o EP porque esse meu lado artístico estava represado há muito tempo. Senti urgência de produzir estas primeiras canções. E a vida é hoje, pois o amanhã eu não sei”, explica.
Avalia que o selo Borandá lhe abriu as portas para o meio musical. “Como sou engenheiro, trabalho com informática e tenho conhecimentos de marketing, resolvi fazer o selo.” Antes de se lançar na carreira musical, Fernando voltou a estudar canto, fez especialização em canção popular na Faculdade Santa Marcelina em São Paulo, além de ter acumulado experiência em produção pela atuação no selo. As composições nascem no trânsito entre a poesia e a canção. Com gosto musical bastante eclético, ele busca referências do rock progressivo à música popular brasileira, passando pelo jazz-rock. Na composição das canções, se referencia em Edu Lobo, Milton Nascimento, Tom Jobim e Vitor Ramil.

Na canção Tanto faz amor, brinca com as concepções dadas ao sentimento: amor líquido, lírico, estético. “A arte está muito impregnada desse conceito de amor que, no ocidente, está muito ligado à ideia do amor romântico. Mas que é algo muito recente na história da humanidade. Na idade média, as pessoas se casavam por interesse, por acordos. Há várias formas de demonstrar o amor”, diz. A brincadeira também se fez no campo da linguagem com a adjetivação do sentimento com palavras proparoxítonas: líquido, lírico, estético, clássico, químico, tímido. 

Na faixa Bonde do desejo, ele brinca com o que é o ato de aspirar por algo. O título da cançaõ tanto pode ser uma referência à obra de Tenesse Williams (A streetcar named desire, que no português foi traduzido para Um bonde chamado desejo), como também à ideia de bonde como sinônimo de turma no funk. “Ao compor, tento explorar as palavras. É uma metacomunicação.” A faixa Presente tem inspiração nos poemas de Paulo Leminski (1944-1989). Inicialmente, Fernando pensou em musicar poemas, mas no processo veio a composição que fala do agora, do hoje. “A vida é agora. Não adianta chorar pelo que não se fez nem ficar ansioso pelo que virá”, pondera. Na faixa que dá nome ao EP, arranjos com violão de 12 cordas, que remetem à viola caipira. Também merece destaque a mixagem das canções feitas por Bernardo Goys. 

Fernando define a fase atual como de lua de mel com a palavra. Essa aproximação se dá tanto pela pesquisa etimológica das palavras como na possibilidade de nomear as coisas e sentimentos. Leitor de filosofia e psicanálise, o músico traz para as canções algumas de suas inquietações. “A minha tendência para as próximas canções é pensar o amor, o desejo”. 

O CD físico traz na capa a xilogravura de Gilvan Samico (1928-2013). Fernando buscou referências no trabalho do Quinteto Armorial, quando chegou a Gilvan. Para a capa a imagem espelhada de um homem e uma mulher intitulada O diálogo.
 
Ouça Fernando Grecco
 

EP Repente da palavra pode ser baixado no canal do músico no Youtube (FGrecco) ou comprado na loja virtual do Selo Borandá (www.boranda.com.br) por R$ 20.

MAIS SOBRE MUSICA