Caetano Veloso fala sobre nova canção de Chico Buarque

'A velha brasilidade só se supunha morta porque fazia tempo que Chico não vinha com uma música', escreveu o cantor e compositor baiano

por Estado de Minas 17/08/2017 12:43
Facebook/Reprodução
Cantor e compositor baiano escreveu texto elogioso para o amigo. (foto: Facebook/Reprodução)
Em 28 de julho de 2017, após seis anos do lançamento de seu último disco, Chico Buarque divulgou a música Tua cantiga, primeira de seu ainda inédito 23º disco de estúdio, Caravanas. Passadas duas semanas, no fim da manhã desta quinta-feira, 17, Caetano Veloso decidiu falar sobre a canção e publicou em sua página no Facebook elogioso sobre o amigo.  

''Foi frutífero que eu tivesse tido de retardar a audição da nova canção de Chico. Talvez eu a tivesse achado bonita, delicada e antiga, e a deixasse de lado. Perguntaram-me algumas vezes nesses dias: já ouviu? 'Ainda não' era a resposta com que continha minha calma curiosidade'', escreveu o cantor e compositor baiano. 

''Ao ouvi-la fiquei tomado. Cezar [Mendes] tinha elogiado o tratamento harmônico, o piano e o baixo, repetindo o nome de Cristóvão [Bastos, pianista que assina a melodia da música]. Sou tão fascinado pelo lado músico de Chico que pensei que aquelas inversões, que fazem um tema em tom menor padrão virar invensão extraordinária, fossem do próprio Chrico''. 
 
''Mas, sobre essas harmonias, eram as rimas que me sideravam. O cantor refere-se a elas, como se cresse que só ele sabe quantas há na canção. Mas as rimas que mexem fundo com a gente são as inaparentes, as que se dão nas consoantes das palavras finais dos penúltimos versos das estrofes: suspiro/ligeiro; nome/perfume; filhos/joelhos; nega/cantiga. 'Minha nega' e 'cantiga' são chaves de ouro'', escreve. 

E finaliza: ''O ritmo lento afoxé sob essas formas verbais aprofunda a sensação de velha brasilidade que só se supunha morta porque fazia tempo que Chico não vinha com uma música''. 

Caravanas será lançado no dia 25 de agosto na plataforma digital Spotify, além do formato físico. O álbum contará com sete músicas inéditas e duas regravações de composições escritas por Chico, porém nunca registradas em sua voz. 
 
CARAVANAS   
Também nesta quinta, Chico Buarque divulgou novos detalhes sobre o disco. Além da data de estreia, o cantor e compositor carioca divulgou a listas de músicas, composta por: Tua cantiga, Blues pra Bia, A moça do sonho, Jogo de bola, Massarandupió, Dueto (com Clara Buarque), Desaforos e As caravanas. O artista também divulgou a capa do disco
 
Confira: 


Abaixo, confira a canção Tua cantiga e leia a postagem na íntegra: 
 

MAIS SOBRE MUSICA