No aniversário de 50 anos, 'Sgt. Peppers' é celebrado na web

Pelo Twitter, fãs homenageiam marco alcançado pelo oitavo álbum dos Beatles

por Estado de Minas 01/06/2017 16:27

Twitter/Reprodução
Capa do álbum, que completa 50 anos nesta quinta-feira, 01º (foto: Twitter/Reprodução)
Treze canções revolucionárias, uma capa que resumia todo o século 20 e um estilo vanguardista de se fazer música. Foi assim que Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band se tornou um dos discos mais influentes da história da música. Nesta quinta-feira (01º), o lendário álbum dos Beatles completa exatos 50 anos de lançamento e dispara o coração dos apaixonados pela música.

Em 1967, o quarteto de Liverpool, já consagrado pelo iê-iê-iê, decidiu mudar de rumo e apostar no tripé formado pela música erudita, o pop e o rock. Tudo começou um ano antes, quando George Harrison encontrou o compositor indiano Ravi Shankar, em Londres, e trouxe para o Fab Four a virtuosidade do ritmo daquele país. Assim como o guitarrista, o produtor George Martin introduziu a orquestralidade à banda. Tais características são facilmente percebidas em Sgt. Peppers, desde Within you without you até A day in the life.

Entretanto, sem a genialidade de Paul McCartney o álbum não teria alcançado tanto sucesso. O baixista é vocalista e compositor de sete das treze faixas, o que representa sua contribuição para Sgt. Peppers. Em entrevista concedida ao Portal Uai, o fundador da BH BeatleWeek e cover da banda britânica, Aggeu Marques, destacou o papel de McCartney. ''Ele [o álbum] coloca o Paul no mesmo nível de John Lennon, que era o ídolo e autor dos maiores sucessos até então. Sgt. Peppers marca a virada, quando os Beatles começam a ter mais a cara do Paul, inclusive a maioria das faixas foi escrita por ele.''

Motivos não faltam para glorificar a obra. Para não deixar a data passar em branco, o Twitter disponibilizou adesivos exclusivos do disco, que já são usados sem moderação pelos beatlemaníacos na rede social. Confira algumas postagens abaixo - entre elas, as dos perfis oficiais de Paul McCartney e Ringo Starr:

 

 

Disco motivou capa do Estado de Minas
No último dia 24, a edição do EM foi às bancas com a primeira página inspirada na capa de Sgt. Peppers. Em vez de nomes como Albert Einstein, Bob Dylan, Edgar Allan Poe, Karl Marx, Marilyn Monroe, Marlon Brando e Oscar Wilde – usados pelos artista Peter Blake na edição beatle – o EM exibiu personagens que se destacaram em meio às denúncias – e na apuração delas – da Operação Lava-Jato. Entre eles, estão Michel Temer, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Aécio Neves, Eduardo Cunha, Joesley Batista, Sérgio Moro, e Cármen Lúcia.

Paul McCartney no Mineirão
Em Minas Gerais, o cinquentenário de Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band será comemorado em 17 de outubro. Isso porque Paul McCartney retornará ao Mineirão, para única apresentação da turnê One on One. As entradas estão disponíveis no site da Tickets For Fun. Os preços variam de R$ 175 (meia-entrada, cadeira) a R$ 850 (inteira, pista premium). Bilhetes estão disponíveis para todos os setores, exceto as cadeiras roxa inferior e vermelha inferior.

MAIS SOBRE MUSICA