Com Bieber, 'Despacito' quebra recorde histórico para música latina

Música de Luis Fonsi e Daddy Yankee é a primeira música latina a atingir o topo das mais ouvidas no mundo todo em serviço de streaming

por Estado de Minas 28/04/2017 10:28
AFP/YouTube/Reprodução
Justin Bieber, Daddy Yankee e Luis Fonsi comemoram o sucesso de 'Despacito'. (foto: AFP/YouTube/Reprodução)
Despacito, de Luis Fonsi e Daddy Yankee, foi lançada no início de 2017. Desde que seu vídeo oficial foi adicionado ao YouTube, em 12 de janeiro, a música já alcançou mais de 1 bilhão de visualizações. Com todo esse potencial, a canção recebeu um novo desafio: conquistar o mercado global. Para tanto, o cantor Justin Bieber foi escalado para um remix especial, que confirmou o sucesso: Despacito quebrou barreiras culturais e conquistou o mundo todo, além de fazer história na música latina.

De acordo com o serviço de streaming Spotify, a música é a primeira música latina, com letras em espanhol, a permanecer na primeira posição da playlist As 50 mais tocadas no mundo. A canção ainda está no Top 20 de pelo menos 14 países que não falam a língua espanhola, tais como Estados Unidos, Noruega, Suécia, Alemanha e Dinamarca. 
 
O fato inédito mostra que música latina vem conquistando mais e mais fãs em países não-latinos. ''Sem dúvida é algo que não veríamos no passado. Despacito é, claramente, um exemplo desse fenômeno'', declarou Mia Nygren, diretora do Spotify América Latina. De acordo com o Global Music Report 2017, relatório recentemente publicado pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), a indústria musical cresceu 12% na região em 2016, o maior nível mundial. 

A versão original de Despacito ocupa atualmene o 12º lugar no ranking mundial da plataforma, com mais de 327 milhões de streams. O remix, com Justin Bieber, é número 1 desde o dia 22 de abril. Após o sucesso, Luis Fonsi passou a registrar mais de 22 milhões de ouvintes mensais. Relatórios mostram que mais de 10 milhões de usuários salvaram a música em suas playlists. ''Estou muito feliz com a notícia. Sinto que é um grande ganho para a música latina o fato de uma música em língua espanhola estar na primeira posição do ranking global do Spotify. Nós continuaremos crescendo, fazendo história juntos e, acima de tudo, mostrando o melhor da nossa cultura para o mundo'', afirma Luiz Fonsi, em nota. 

Abaixo, ouça Despacito:
 

MAIS SOBRE MUSICA