Dorival Caymmi ganha homenagem de Marina de La Riva, que gravou CD dedicado ao mestre baiano

Ney Matogrosso, Danilo Caymmi e João Donato participam do projeto

por Pedro Antunes/Estadão Conteúdo Irlam Rocha Lima 09/04/2017 20:03
Ultimamente, Marina de La Riva tem se envolvido com projetos que celebram nomes exponenciais da música popular brasileira. Em 2016, juntou-se a Zizi Possi e Ney Matogrosso no show dedicado à obra de Chico Buarque de Holanda. Agora, ela lança Rainha do mar, álbum que presta tributo a Dorival Caymmi.

Marcelo Freire/divulgação
ilha de mineira com cubano, Marina de La Riva, de 44 anos, é uma das cantoras mais talentosas de sua geração (foto: Marcelo Freire/divulgação)

Gravado ao vivo no Red Bull Studios, em São Paulo, o disco – também disponível no formato digital – é resultado de um projeto iniciado em 2014, ano de comemoração do centenário de nascimento do genial compositor baiano.

“Para homenagear Caymmi, fiz quatro shows no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. Depois, levei a turnê para outras cidades brasileiras, além de Macau e Hong Kong, na China. Em todos os lugares obtive ótima resposta do público. Aí, senti que o projeto tinha muita força”, revela Marina.

Carioca, filha de pai cubano e mãe mineira, a cantora conta que ouviu Caymmi pela primeira vez na infância – coincidentemente, a música era Marina. “Já adolescente, ao me deter sobre a obra do mestre, fiquei fascinada por suas criações e me apaixonei por aquele canto doce, terno e nostálgico. A saudade pura emanava de sua voz”, lembra.

ESPIRITUALIDADE O tributo a Caymmi teve o incentivo do percussionista Ricardo Valverde, diretor musical do projeto. “Foi um processo longo até chegar ao disco, pois quis ser muito cuidadosa para colocar minhas ideias naquele território visitado antes por cantoras da importância de Gal Costa e Rosa Passos, ambas baianas”, explica Marina. O repertório, diz, “transita entre as forças da natureza, a espiritualidade, os afetos profundos e a jocosidade das personagens femininas”.

A escolha das canções se deu com base na intuição. Entre as selecionadas estão clássicos irrefutáveis: O bem do mar, Saudade da Bahia, Um vestido de bolero, Rosa morena, Doralice e, claro, Marina. Outras faixas têm medleys – Sargaço mar e Oração à rainha do mar, Canção de Nanã e Oração de Mãe Menininha, por exemplo.

Marina mesclou também criações de Caymmi a músicas que fazem parte de seu próprio universo sonoro, marcado pelo cancioneiro cubano. É doce morrer no mar, por exemplo, está ao lado de Afonsina y el mar (Ariel Ramirez e Felix Luna). O mesmo se dá com Só louco e Dos gardenias, sucesso do Buena Vista Social Club.

Ney Matogrosso divide com Marina a interpretação de Só louco e Dos gardenias. A anfitriã e João Donato cantam Marina. Danilo Caymmi, filho do homenageado, está em O bem do mar e Oração de Mãe Menininha.

Foi Danilo quem deu o aval da família Caymmi ao projeto. “Quando terminamos de gravar os nossos duos, Danilo, com sua afetuosa generosidade, disse: ‘Alguém lá em cima deve estar gostando’” , conta Marina, emocionada. “Nesse trabalho, dividi momentos com queridos amigos e músicos que acreditaram no projeto”, acrescenta.

DISCOGRAFIA

2017
Rainha do mar

2012
Idílio

2010
Marina de La Riva:
ao vivo em São Paulo

2007
Marina de La Riva  

FAIXA A FAIXA


Marina
Sargaço mar/ Oração à rainha do mar
É doce morrer no mar/ Alfonsina y el mar
O bem do mar
Acalanto/ Este niño lindo
Saudade da Bahia
Um vestido de bolero
Rosa morena
Doralice
Você não sabe amar
Sodade matadeira
Só louco/ Dos gardenias
Canto de Nanã /Oração de Mãe
Menininha/ Drumi ogguere/ Babalu

RAINHA DO MAR

Marina de La Riva canta Caymmi
>> De Marina de La Riva
>> Com João Donato, Ney Matogrosso e Danilo Caymmi
>> Universal Music
>> Preço médio: R$ 29,90

MAIS SOBRE MÚSICA