Aos 90, morre Chuck Berry, um dos 'pais' do rock n' roll

Músico estava prestes a lançar novo álbum após intervalo de 38 anos

por Cecília Emiliana 18/03/2017 19:26
PABLO PORCIUNCULA/AFP
(foto: PABLO PORCIUNCULA/AFP )
Faleceu na tarde deste sábado o lendário músico Chuck Berry. Tido como um dos "pais" do Rock n' roll, o artista de 90 anos foi encontrado sem sinais vitais em sua residência, situada no condado de St Charles, no estado americano do Missouri.

As informações são da polícia do condado, que recebeu uma chamada de emergência e enviou socorristas até o local, que tentaram reanimar Chuck, sem sucesso. Ainda de acordo com os oficiais - que comunicaram o fato por meio de um post no Facebook - a família pede privacidade neste momento de perda.

  

Chuck Berry chegou a anunciar em outubro do ano passado - quando completou o 90º aniversário - que lançaria um novo álbum. Intitulado "Chuck", o disco era seu primeiro trabalho após um período recluso de 38 anos. O projeto contou com a participação dos filhos e foi dedicado à esposa do cantor, Thelmetta, com quem permaneceu casado por 69 anos. "Esse disco é dedicado à minha amada Toddy", disse o músico na ocasião.

Em 1984, o roqueiro foi laureado com um Grammy pelo conjunto de sua obra. Berry também foi um dos primeiros a integrar o Hall da fama do Rock and Roll, em 1986. Entre os clássicos de Chuck Berry estão Johnny B. Goode, Roll Over Beethoven", Sweet Little Sixteen, Route 66", Memphis e Tennessee.


 
Pioneiro
Ídolo dos Beatles e Rolling Stones, Chuck Berryu nasceu em St. Louis, Missouri (EUA), em 1926. Filho de um empreiteiro e uma diretora de escola, teve outros 5 irmãos. O gosto e a vocação para a música se manifestaram ainda na adolescência - que foi rebelde, diga-se de passagem. O astro do rock chegou a pasar 3 anos no reformatório por tentativa de assalto.

As influências musicais prevaleceram sobre as do crime. O cantor compositor e guitarrista nutria grante admiração por Nat King Cole, Louis Jordan, Muddy Waters e Bill Haley e, em 1955, foi convidado a tocar numa gravadora chamada Chess. 

Com suas primeiras gravações, que combinam blues com musica country e letras sobre garotas e carros, nasceu rock n' roll - embora existam controvérsias.
 
Repercussão
 Artistas do mundo inteiro usaram as redes sociais para lamentar a morte de Chuck Berry.  Confira a repercussão:







Morre o rock aos 90 anos!!! %uD83D%uDE4F%uD83C%uDFFC%uD83D%uDE4C%uD83C%uDFFC%uD83D%uDC4A%uD83C%uDFFD%u2764%uFE0F

Uma publicação compartilhada por Evandro Mesquita (@evandromesquita) em


Hoje o Rock n' Roll morreu. Mr Berry - The Legend!

Uma publicação compartilhada por Samuel Rosa (@samuelrosaoficial) em






MAIS SOBRE MÚSICA