Conheça a mineira que disputa o 'The voice' da Finlândia

A mineira Iara Dias, de Viçosa, avança na disputa do reality show e afirma que está aprendendo muito e pretende se dedicar à música nos palcos e nos bastidores

por Ana Clara Brant 06/03/2017 08:30

Saku Tiainen/Divulgação
(foto: Saku Tiainen/Divulgação)
A vencedora do último The voice Brasil é a cantora de Belo Horizonte Mylena Jardim, de 17 anos. Na atual temporada do The voice kids, que vai ao ar aos domingos, na TV Globo, os mineirinhos estão brilhando. Minas Gerais também está fazendo bonito na versão finlandesa da atração.

 

Isso porque a mineira Iara Dias dos Santos, de 33, é uma das sensações do programa no país nórdico. Natural de Viçosa, ela já está disputando os knockouts (segunda fase de batalhas). A performance da artista será transmitida na próxima quinta-feira, dia 9. “Cantei numa festa de aniversário de uma amiga e o irmão dela gostou tanto que me sugeriu inscrever no The voice. Achei que iria ter problemas pelo fato de ser estrangeira, mas tem muita gente de outros países na competição. Já está na sexta temporada e este ano foi recorde de inscritos. Estou muito feliz com tudo que está acontecendo”, celebra Iara.

Uma de suas primeiras lembranças musicais foi quando algum amigo da família esqueceu um violão em sua casa, ainda em Viçosa. Iara ficou fascinada e decidiu que queria aprender a tocar. “Eu tinha uns 6 anos e, como era muito pequena, minha mãe me deu aqueles violões de criança mesmo, apesar de eu insistir em ter um de verdade. Só três anos depois é que, finalmente, ganhei um e comecei a ter aulas. Já nessa época, os meus coleguinhas da escola se surpreendiam comigo tocando Janis Joplin eThe Doors, por influência do meu irmão”, recorda.

Nessa época, a viçosense começou a soltar a voz. O irmão Mahyhaly, músico e sete anos mais velho,  tinha um disco da Madonna e ela não perdeu tempo. “Nem entendia o que ela cantava, porque eu tinha uns 7 anos e era em inglês. Mas decorei e adorava cantar Like a prayer. Sempre fui muito tímida e cantava mais para os amigos e a família. E olha só. Hoje, curiosamente, canto na TV e para milhares de pessoas”, comenta.

Vivendo há três anos em Joensuu, na Finlândia oriental, com a esposa Mariana
– as duas se casaram em 2013, em Belo Horizonte, onde Iara também morou –, a artista mineira terminou o mestrado em gestão de projetos e aproveitou para estudar canto clássico no conservatório da cidade. “Queria melhorar as minhas técnicas vocais, me conhecer melhor vocalmente. Foi excelente pra mim. Não sei se teria me inscrito no The voice se não tivesse estudado no conservatório, porque hoje me sinto bem mais segura”, admite.

BANDA Atualmente, Iara Dias se apresenta regularmente com uma banda em um pub de Joensuu, onde tocam de tudo um pouco: pop, r&b, jazz e até bossa nova. Lá, se surpreendeu ao conhecer uma cantora finlandesa fã de música brasileira. “Ela canta até João Bosco, difícil de interpretar até para quem é brasileiro. Os finlandeses adoram música e conhecem e respeitam muito a nossa. Joensuu é uma cidade do tamanho de Viçosa e tem um conservatório, para você ver a importância que eles dão ao assunto”, destaca.

Em suas apresentações no The voice, um dos programas de maior audiência da TV na Finlândia, até agora Iara cantou em inglês. Inclusive, é nesse idioma que se comunica com os jurados. “Ainda não tive a tarefa de cantar em finlandês (risos), que não é um idioma muito fácil. Mas, como aqui praticamente todo mundo fala inglês, as apresentações têm sido assim. Quem sabe, se eu prosseguir na disputa, eu não canto até uma canção brasileira? Seria bacana”, anseia.

A cantora se diz impressionada com a repercussão da produção e o sucesso que faz entre o público. Exibido às quintas e sextas-feiras, o programa é uma espécie de “esquenta” para quem vai curtir a balada. “É tipo uma pré-festa. E é um programa muita família também. As pessoas se reúnem para assistir em casa, vibram. Agora, com uma representante aqui de Joensuu, muita gente da cidade me reconhece, torce por mim”, acrescenta.

Independentemente de qualquer resultado, a mineira acredita que a música é o seu caminho, mas não apenas cantando e tocando. “Não me vejo fazendo uma coisa só. Depois de ter feito mestrado em gestão de modelo de negócios da indústria musical, quero estar envolvida com essa parte. Vejo-me atuando tanto nos bastidores quanto nos palcos”, frisa.

Iara costuma visitar a família e os amigos no Brasil pelo menos uma vez por ano e mantém contato frequente. Sente falta, mas não se vê morando mais por aqui. Para atenuar a saudade, ela faz o próprio pão de queijo. “Não é a mesma coisa. O queijo daqui não é igual ao nosso. Mas, enfim, faz parte. A gente nunca sabe o dia de amanhã. Quero muito ir ao Brasil para cantar, mostrar meu trabalho, pois estou compondo também”, revela.

As oportunidades e o aperfeiçoamento artístico já fazem Iara Dias se considerar uma vencedora. “Fico analisando minhas audições e percebo como melhorei. Tenho me dedicado muito, estudado. É uma chance maravilhosa. Quero continuar fazendo música porque me dá uma energia incrível e uma alegria enorme”, festeja.

Encanta Kids

No próximo domingo, acontece o Encanta Kids, no Hotel Ouro Minas (Av. Cristiano Machado, 4.001, Ipiranga), que vai receber os participantes de Minas Gerais do The voice kids das duas primeiras temporadas para uma apresentação, a partir das 17h. Após o show, os artistas mirins estarão em um espaço interativo para fotos e autógrafos. Entre os convidados estão Abgail Barcelos, Gabi Borges, Gigi Fonseca, Igor Silveira, Tavinho Leoni, Iris Pereira, Juan Luca, Laura D’Ávila, Leslie e Laurie, Vitória Carolina, Madu Alvarenga, Matheus Quirino, Mayra Rodrigues e Pepê Santos. Os ingressos custam R$ 40 (adultos) e R$ 20 (meia, para crianças até 11 anos, idosos e estudantes). Vendas: www.sympla.com.br.

MAIS SOBRE MÚSICA